Localizada em Blumenau, SC, a Quattro T Consultoria e Serviços em Gestão de Resíduos, está há três anos no mercado e reúne uma equipe de engenheiros especialistas em tratamento de resíduos que, por meio de tecnologias inovadoras, fazem a filtração e separação de sólidos e líquidos, oferecendo soluções personalizadas de recuperação de água.
Entre as tecnologias usadas estão as geoformas e geobags, que envolvem o uso de bolsas ou contentores feitos de materiais geossintéticos para desaguar o lodo. “No caso específico de municipalidades, principalmente de pequeno porte, que muitas vezes contam com recursos limitados e podem sofrer pela distância dos grandes centros para recorrerem à manutenção ou reposição de peças, as geoformas podem ser um grande aliado ao processo de tratamento buscando a otimização do lodo”, diz o engenheiro Eduardo Rotta Lovato, diretor de operações da Quattro T.
Segundo ele, a empresa atua com profissionais credenciados e com conhecimento técnico para prestarem consultoria inicial, que resulta em um projeto personalizado que visa retornar ao cliente água, resíduo seco e eficiência econômica no processo. Para a realização dos trabalhos, conta com um amplo portfólio de insumos para sistemas de separação sólido/líquido, tubulações, sistemas dosadores e elementos filtrantes com tecidos técnicos que permitem projetar, construir e operar diferentes processos e sistemas de desaguamento de lodo e outros produtos com alto potencial de recuperação de água.
“Atualmente, o mercado disponibiliza inúmeras soluções para tratamento de lodo e soluções para estações de tratamento de esgoto (ETE), porém cada lodo contém sua particularidade e cada solução sua performance”, explica o engenheiro. O estudo de viabilidade, que analisa a performance de distintas tecnologias, torna-se fundamental para a implantação de um projeto eficiente. A empresa pode participar desde a elaboração do estudo de viabilidade, que antecede a execução do projeto, uma vez que a equipe reúne competências para montar o sistema de tratamento, fazer o setup da operação e capacitar o cliente para operar com autonomia o processo de tratamento de resíduos e efluentes. “Trata-se de soluções ambientalmente eficientes, economicamente viáveis e, ainda, com resultados mensuráveis, o que dá ao empresário total condição de enquadramento nas prerrogativas ESG”, afirma o engenheiro.
A Quattro T já atende empresas do segmento têxtil e outras de uso intensivo de água, como indústrias frigoríficas, alimentícias, beneficiadoras agrícolas, farmacêuticas, entre outras.
Mais Notícias HYDRO
Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.
22/10/2025
Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.
22/10/2025
Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.
22/10/2025