A canadense SciCorp, empresa representada no Brasil pela Alpha Water, de São Bernardo do Campo, SP, está apresentando ao mercado brasileiro o Biologic SR2, um produto proveniente de nutrientes líquidos totalmente naturais, à base de plantas, capaz de aumentar a eficiência de sistemas de tratamento biológico, eliminando odores e reduzindo os custos de operação da estação.

“Basta adicionar pequenas doses do produto na entrada do processo”, disse Derek Maat (à esquerda na foto), diretor de operações, durante a Fenasan em São Paulo, realizada de 3 a 5 de outubro. A concentração é da ordem de 1 a 10 partes por milhão. Por exemplo, para um tanque de 1000 m3 de água, são necessários 3 litros do produto por dia, dependendo da concentração de DBO/DQO do efluente. Segundo o executivo, o Biologic SR2 pode ser aplicado em sistemas aeróbios, anaeróbios e até mesmo em lagoas de tratamento, tanto para estações elevatórias e municipais de esgoto como industriais de alta capacidade, sem necessitar de nenhuma infraestrutura especial – somente o equipamento para dosagem.

O produto estimula o crescimento da flora bacteriana responsável pela hidrólise de gorduras, óleos e graxas (FOG) e outros biossólidos presentes em águas residuais. Como resultado, os biossólidos são hidrolisados de forma mais completa e mais rápida nas estações de tratamento. “A hidrólise é a etapa limitante da taxa de remoção biológica de sólidos em muitas estações de tratamento de efluentes. A adição do SciCorp Biologic SR2 resolve isso eficientemente e melhora o desempenho geral do tratamento biológico”, disse Gilmar Pires (à direita na foto), diretor da Alpha Water.

Os resultados comprovam o aumento da capacidade de tratamento em cerca de 25%, com a redução de DQO, DBO e fósforo. A redução do lodo gerado segue a mesma proporção. No Chile, em um dos clientes atendidos recentemente, a aplicação em um sistema de lagoa possibilitou a redução de 95% nos gastos com coagulantes e polímeros. A economia é da ordem de US$ 3 mil por mês, incluindo o custo do nosso produto. “Não é preciso mais esvaziar a lagoa para retirar a camada sedimentada, como ocorria antes com frequência”, disse Maat.

Outra vantagem é a redução dos odores. Estudos mostram que os ingredientes ativos do Biologic SR2 criam condições que permitem que bactérias degradam matéria orgânica superem a competição com as produtoras de sulfeto de hidrogênio pelo carbono disponível.

O diretor da SciCorp está bastante confiante com o mercado brasileiro e as perspectivas do marco do saneamento. “Em parceria com a Alpha, estamos trabalhando lado a lado com os clientes, ajudando-os desde o início do projeto até a operação”, afirmou. A empresa pode também realizar testes junto aos clientes interessados em conhecer a solução e economizar na operação. “Os resultados são visíveis em questão de horas”, garantiu.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024