No dia 22 de agosto foi anunciada a expansão do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) para todas as unidades da Federação, durante a programação do 25º ENCOB - Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, em Natal, RN. Criado e fomentado pela ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, em parceria com a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o ProfÁgua busca proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos.

O intuito do mestrado profissional é qualificar os alunos para aprenderem a lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil. Nesse sentido, as dissertações sempre têm um caráter de conhecimento aplicado, o que efetivamente contribui para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos.

Atualmente, 14 universidades fazem parte da rede do ProfÁgua e, com a ampliação para as 27 unidades da Federação, mais 13 universidades públicas ampliarão essa rede de instituições de ensino. Desde 2015, o programa já recebeu cerca de R$ 7 milhões em investimento para seu funcionamento, através do repasse de recursos para a CAPES e existem mais de 450 profissionais com mestrado pelo ProfÁgua, além de centenas de outros mestrandos com seus projetos de pesquisa em andamento. A CAPES avaliou o mestrado com a nota 4, a maior para novos cursos.



Mais Notícias HYDRO



A pedido da CNI, Fundo Clima inclui reúso e dessalinização entre prioridades

Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.

23/04/2025


Dispositivo de monitoramento da Cetrel possibilita monitoramento de recursos hídricos em tempo real

Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.

23/04/2025