Com o objetivo de combater perdas de água, tornar o processo de identificação de vazamentos mais célere e causar menos impactos às vias, a Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais adquiriu um georadar, avaliado em R$ 193 mil. Por meio de ondas eletromagnéticas de alta frequência, o aparelho é capaz de detectar e produzir imagens da tubulação de água ou de esgoto localizada a até 8 metros de profundidade, sem necessidade de perfurações. 

As imagens são transmitidas a um visor acoplado ao aparelho e analisadas por um operador, possibilitando a identificação dos pontos exatos de vazamentos. Isso agiliza o trabalho de pesquisa e eliminação dos problemas e faz com que as escavações das vias ocorram em uma escala menor.

O equipamento já foi usado em Guarda dos Ferreiros, distrito de São Gotardo, e deu um retorno positivo. “Utilizamos com o intuito de localizar redes para realizar mudança de setorização e, assim, pudemos identificar o encanamento subterrâneo sem a necessidade de abertura prévia de valas”, contou o gerente regional Araxá, Leandro Cruz. 

Para Glauco Oliveira, técnico de projetos e obras, a tecnologia é uma grande aliada do saneamento. “A confiabilidade dos dados coletados, a possibilidade de visualizar redes enterradas e programar ações com base nos dados sem a necessidade de perfurar nenhum centímetro no asfalto ou concreto serão muito úteis no refino do cadastro georreferenciado e programação de atividades de manutenção”, ressaltou. 

A novidade pode ser usada de maneira complementar ao 4fluid, da Stattus4, solução adotada pela Copasa no fim de 2022 e que utiliza inteligência artificial para identificação de vazamentos. Para que ela funcione, o operador apoia uma haste de escuta otimizada nos cavaletes dos imóveis e aguarda dez segundos. Os ruídos captados são encaminhados para uma plataforma onde são armazenados em nuvem e, após algumas horas, um relatório é gerado, automaticamente, com pontos onde podem estar situados os vazamentos. Na sequência, os técnicos analisam os resultados e descobrem as áreas que necessitam de intervenção.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025