A Waterlution, organização canadense sem fins lucrativos, e o Instituto Iguá se uniram para colocar em prática um programa que pretende habilitar jovens estudantes para que entendam segurança hídrica de forma ampla e prática, despertando uma visão cidadã de meio ambiente com ação e desenvolvimento mútuo da comunidade escolar e de todos os ambientes em que essas pessoas estão inseridas. Inédito no país, o projeto também utiliza metodologia para traduzir desafios locais em linguagem acessível para estudantes de escolas públicas, fornecendo ferramentas além da grade curricular comum.

Chamado Passos d´Água, o programa provoca os estudantes a explorarem o que veem, imaginam e o que falta em seus territórios. Por meio dessas indagações, são desenvolvidas soluções para os desafios de água, saneamento, higiene e clima. Com o apoio da Iguá Rio, responsável pelo serviço de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto da região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, e pelo ciclo completo do saneamento nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, alcançando mais de 1 milhão de pessoas, e do Movimento SOS Lagoas contribuindo, especialmente, com a articulação de parceiros locais, o projeto piloto acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em uma escola municipal para alunos do ensino fundamental e que serão formados nas metodologias de inovação colaborativa da Waterlution. Essa mesma metodologia será levada a outras regiões do Brasil formando novos facilitadores que poderão treinar jovens multiplicadores.

“O programa é desenvolvido especialmente para que a comunidade escolar possa responder à emergência climática com práticas de Água, Saneamento, Higiene e Clima no seu dia a dia. E entendemos que nenhum outro assunto é mais urgente e atual. Estamos animados e com uma grande expectativa”, comenta Renata Ruggiero, diretora presidente do Instituto Iguá.

“Jovens precisam ter espaços para se arriscar e desenvolver confiança para aplicar ideias nas suas esferas de atuação possíveis. Buscamos potencializá-los com habilidades, redes e ferramentas que possam contribuir para navegar esses cenários atuais, cocriando soluções locais que farão futuros diferentes”, aponta Dawn Fleming, diretora da Waterlution Brasil.

 



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024