A Águas de Sorriso, da Aegea MT, intensificou as ações de combate a perdas de água, durante o mês de julho no município, utilizando a tecnologia de geofonamento. O geofone é um aparelho semelhante ao estetoscópio usado por médicos que tem como principal objetivo filtrar ruídos no subsolo à procura de vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água. Mais de 40 km de rede foram vistoriados e cerca de 24 vazamentos detectados pelo aparelho. A iniciativa da Águas de Sorriso faz parte das ações de combate a perdas de água e conta com uma equipe qualificada e uniformizada que percorre as ruas do município a fim de buscar e identificar ligações clandestinas e vazamentos.

A equipe da concessionária realiza o trabalho em horários com a menor interferência de barulhos, pois o equipamento é muito sensível ao som. Para garantir a eficiência do serviço, a ação é realizada durante a noite. Ao constatar vazamentos, equipes de manutenção entram em ação para realizar os reparos na rede de distribuição.

O supervisor da Águas de Sorriso, Alessandro Silva, destaca a importância da atuação da equipe do geofone no município. “Além de combater o desperdício de água na rede de distribuição, a iniciativa beneficia o meio ambiente e a população, garantindo a preservação dos recursos hídricos. O trabalho realizado pela Águas de Sorriso segue um cronograma e contempla ações importantes para reduzir o índice de perdas no município.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021