A Águas de Sorriso, da Aegea MT, intensificou as ações de combate a perdas de água, durante o mês de julho no município, utilizando a tecnologia de geofonamento. O geofone é um aparelho semelhante ao estetoscópio usado por médicos que tem como principal objetivo filtrar ruídos no subsolo à procura de vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água. Mais de 40 km de rede foram vistoriados e cerca de 24 vazamentos detectados pelo aparelho. A iniciativa da Águas de Sorriso faz parte das ações de combate a perdas de água e conta com uma equipe qualificada e uniformizada que percorre as ruas do município a fim de buscar e identificar ligações clandestinas e vazamentos.

A equipe da concessionária realiza o trabalho em horários com a menor interferência de barulhos, pois o equipamento é muito sensível ao som. Para garantir a eficiência do serviço, a ação é realizada durante a noite. Ao constatar vazamentos, equipes de manutenção entram em ação para realizar os reparos na rede de distribuição.

O supervisor da Águas de Sorriso, Alessandro Silva, destaca a importância da atuação da equipe do geofone no município. “Além de combater o desperdício de água na rede de distribuição, a iniciativa beneficia o meio ambiente e a população, garantindo a preservação dos recursos hídricos. O trabalho realizado pela Águas de Sorriso segue um cronograma e contempla ações importantes para reduzir o índice de perdas no município.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025