A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, empresa mundial de tubos e conexões, desenvolveu bibliotecas virtuais de seus produtos para ser usada na metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção, em português). Com isso, a marca está pronta para atender ao Decreto Federal 10.306, de abril de 2020, que estabelece a utilização da ferramenta em obras de engenharia realizadas pela administração pública federal, a partir de janeiro de 2021 – a implementação será de forma gradual.

Disponível gratuitamente no link http://bim.amanco.com.br/pt/Paginas/default.aspx, a biblioteca da Amanco Wavin reconhece, de forma automática, o ambiente que está sendo projetado e recomenda quais tubos e conexões devem ser utilizados.

“Oferecemos ao mercado uma tecnologia que pode permitir uma redução de até 30% no tempo de execução dos projetos, o que pode impactar também positivamente no custo final da obra”, explica Adriano Andrade, diretor comercial da Wavin no Brasil. Segundo o executivo, dados da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial informam que o uso do BIM oferece uma redução de custos de até 20%.

BIM é uma metodologia que simula a obra real em um projeto em 3D agregado de inteligência. A ferramenta permite estimar preços e prazos, além de reduzir erros por meio de detecção de interferência de elementos construtivos, garantindo economia, ganho de produtividade e transparência nos gastos.

Com o objetivo de cooperar para o desenvolvimento dos profissionais da construção civil, além de colaborar para a transformação digital do setor, a Amanco Wavin tem promovido treinamentos on-line gratuitos sobre o uso do BIM em projetos de engenharia.



Mais Notícias HYDRO



Projeto do Museu Água em São Paulo está aberto para patrocinadores

Empresas apoiadoras podem usar leis de incentivo fiscal.

22/06/2021


Tigre aposta em saneamento com oferta de estação de tratamento de esgoto unifamiliar

Solução reduz o custo de implantação em 40% e de operação em 30% comparado ao conceito tradicional.

22/06/2021


Sabesp automatiza processo de pesagem

Com as soluções da Toledo, há melhor controle da entrada e saída dos materiais, em especial de produtos químicos.

22/06/2021