A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, empresa mundial de tubos e conexões, desenvolveu bibliotecas virtuais de seus produtos para ser usada na metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção, em português). Com isso, a marca está pronta para atender ao Decreto Federal 10.306, de abril de 2020, que estabelece a utilização da ferramenta em obras de engenharia realizadas pela administração pública federal, a partir de janeiro de 2021 – a implementação será de forma gradual.

Disponível gratuitamente no link http://bim.amanco.com.br/pt/Paginas/default.aspx, a biblioteca da Amanco Wavin reconhece, de forma automática, o ambiente que está sendo projetado e recomenda quais tubos e conexões devem ser utilizados.

“Oferecemos ao mercado uma tecnologia que pode permitir uma redução de até 30% no tempo de execução dos projetos, o que pode impactar também positivamente no custo final da obra”, explica Adriano Andrade, diretor comercial da Wavin no Brasil. Segundo o executivo, dados da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial informam que o uso do BIM oferece uma redução de custos de até 20%.

BIM é uma metodologia que simula a obra real em um projeto em 3D agregado de inteligência. A ferramenta permite estimar preços e prazos, além de reduzir erros por meio de detecção de interferência de elementos construtivos, garantindo economia, ganho de produtividade e transparência nos gastos.

Com o objetivo de cooperar para o desenvolvimento dos profissionais da construção civil, além de colaborar para a transformação digital do setor, a Amanco Wavin tem promovido treinamentos on-line gratuitos sobre o uso do BIM em projetos de engenharia.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025