A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, empresa mundial de tubos e conexões, desenvolveu bibliotecas virtuais de seus produtos para ser usada na metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção, em português). Com isso, a marca está pronta para atender ao Decreto Federal 10.306, de abril de 2020, que estabelece a utilização da ferramenta em obras de engenharia realizadas pela administração pública federal, a partir de janeiro de 2021 – a implementação será de forma gradual.

Disponível gratuitamente no link http://bim.amanco.com.br/pt/Paginas/default.aspx, a biblioteca da Amanco Wavin reconhece, de forma automática, o ambiente que está sendo projetado e recomenda quais tubos e conexões devem ser utilizados.

“Oferecemos ao mercado uma tecnologia que pode permitir uma redução de até 30% no tempo de execução dos projetos, o que pode impactar também positivamente no custo final da obra”, explica Adriano Andrade, diretor comercial da Wavin no Brasil. Segundo o executivo, dados da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial informam que o uso do BIM oferece uma redução de custos de até 20%.

BIM é uma metodologia que simula a obra real em um projeto em 3D agregado de inteligência. A ferramenta permite estimar preços e prazos, além de reduzir erros por meio de detecção de interferência de elementos construtivos, garantindo economia, ganho de produtividade e transparência nos gastos.

Com o objetivo de cooperar para o desenvolvimento dos profissionais da construção civil, além de colaborar para a transformação digital do setor, a Amanco Wavin tem promovido treinamentos on-line gratuitos sobre o uso do BIM em projetos de engenharia.



Mais Notícias HYDRO



ANA reforça diálogo com municípios durante o 54º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

Evento aconteceu de 25 a 30 de maio em Caxias do Sul, RS.

02/06/2026


Jundiaí sediará congresso nacional da Assemae em maio de 2027

Cidade disputou com Vitória, Balneário Camboriú e Joinville.

02/06/2026


Obra de saneamento em Franca acaba com lagoas de esgoto de mais de 40 anos

Intervenção resolve problema histórico do município por meio de um investimento de R$ 33 milhões.

02/06/2026