Nos dias 27 e 28 de julho, das 14 às 18 horas, a ABES Conecta vai realizar o curso Gestão de Água Potável e Esgoto. Voltado para profissionais de nível superior e médio-técnico com interesse na área de meio ambiente, legislação ambiental e sua aplicação prática, o treinamento apresentará princípios básicos que devem nortear o gerenciamento de água e esgoto visando sua economia, instrumentos jurídicos de gestão dos recursos hídricos, condicionantes legais e técnicas, entre outros temas. O curso será ministrado por Wagner de Miranda Pedroso, Engenheiro Químico Pleno, Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Meio Ambiente pela Faculdade Mauá – IMT.

Já nos dias 3 e 4 de agosto, das 8 às 12 horas, a associação ministrará o treinamento Auditoria de Águas (Balanço Hídrico). O público-alvo do curso são gestores de Engenharia, Comercial e Manutenção, e vai ao encontro da necessidade de empresas de saneamento, que é a padronização de conceitos, conhecimento de metodologias e detalhamento que permita uma boa avaliação de seus sistemas de abastecimento. As aulas serão lecionadas por Nilton Zaniboni, Mestre em Engenharia de Saneamento pela Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no link: http://www.abes-sp.org.br/cursos-e-eventos/.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026