A Diageo, fabricante mundial de bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray, inaugurou uma nova fábrica de produção e envasamento de líquidos em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza, CE.

Com aproximadamente 90 mil m², com 23 mil m² de área construída, a unidade de Itaitinga é três vezes maior que a unidade anterior da Diageo em Fortaleza, com capacidade atual para produzir 12 milhões de caixas de nove litros por ano. Fruto de um investimento de R$ 250 milhões, a planta foi construída em conformidade com o plano “Sociedade 2030: Espírito do Progresso” da Diageo, que estabelece padrões de qualidade socioambiental.

“Em Itaitinga, contamos com várias iniciativas sustentáveis na fábrica, de energia solar a envio zero de resíduos a aterros sanitários, além de contarmos com projetos que impactam positivamente as comunidades que estão no nosso entorno. O resultado é uma das fábricas de cachaça mais modernas e sustentáveis em operação no Brasil”, destaca Paula Lindenberg, presidente da Diageo Brasil. Atualmente, a planta emprega mais de 400 pessoas, sendo 41% mulheres.

Entre os diferenciais de sustentabilidade da fábrica está utilização de energia solar e iluminação natural e de LED para todo o complexo industrial e uso de equipamentos de movimentação logística com baterias de lítio, movidos a energia solar. São 1826 painéis solares instalados hoje na fábrica, com capacidade para gerar 931,26 kWp.

A empresa conta ainda com caldeira movida a partir de combustível biometano gerado no aterro sanitário de Itaitinga. O biometano tem emissões atmosféricas praticamente nulas e não gera resíduos em sua queima como combustível, além de que seu poder calorífico melhora a eficiência dos equipamentos.

A empresa adota sistema de reúso de efluentes para descarga nas bacias sanitárias e reúso de efluente industrial para retorno aos equipamentos produtivos, contando com ETE - Estação de Tratamento de Esgoto e ETA - Estação de Tratamento de Água. É também usada na produção uma lavadora de garrafas com capacidade para gerar cerca de 60% de economia no consumo de água frente a modelos anteriores.

No campo social, um dos destaques é o Projeto Águas. No fim de 2022, foi concluída a II etapa do Águas da Diageo em Serra Verde, distrito de Redenção, CE, com a entrega de 3214 m3/ano de água potável para consumo e cultivo a quase 200 pessoas. A I etapa do projeto impactou cerca de 500 moradores da comunidade de Manoel Dias, também em Redenção, com a entrega de 5452 m3/ano em meados de 2022.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025