A Abetre - Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Efluentes, em parceria com o MMA - Ministério do Meio Ambiente, lançou o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), ferramenta digital desenvolvida para mapear o trânsito de resíduos sólidos no Brasil. A plataforma foi assinada no último dia 29 de junho e será o maior inventário virtual do setor. A versão Beta já está recebendo dados.

“É a primeira vez que o Brasil terá um eficiente sistema de mapeamento dos resíduos sólidos”, enfatiza Luiz Gonzaga, presidente da Abetre. O MTR representa a expansão do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR). Com a integração, a ferramenta passa a ser obrigatória em todo o território nacional, após a publicação da Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, no Diário Oficial da União.

A ferramenta online é gratuita e permitirá a digitalização dos documentos declaratórios dos geradores de dejetos, além de informar as movimentações e as operações sobre o gerenciamento dos resíduos cadastrados.

A cada ano, o Brasil gera 79 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 42 milhões são descartados de maneira irregular, contaminando o meio ambiente. “Os relatórios virtuais permitirão a implementação de indicadores do que é transportado e enviado aos locais de tratamento, tornando-se uma importante ferramenta na luta contra os lixões”, completa Gonzaga.

O SINIR promove o acesso à informação e prevê o envolvimento da sociedade para incentivar a transparência no setor, auxiliando estados e municípios na gestão ambiental e promovendo o aprimoramento da fiscalização.
Lançado há um ano, o SINIR monitora os resíduos gerados, permitindo que haja fiscalização do tráfego desde sua geração até a destinação final. Com o apoio da Abetre, o sistema está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e irá incentivar o cumprimento das metas ambientais aprovadas no Marco Legal do Saneamento.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021