O consumo de energia é um dos principais custos de operação de uma ETE – estação de tratamento de efluentes. A tecnologia de difusores de bolhas ultrafinas Aerostrip, desenvolvida pela empresa austríaca Aquaconsult, pode reduzir a demanda energética de 30% a 40%, graças à maior eficiência na transferência de oxigênio durante o processo de aeração.

A solução combina inovações no material, na tecnologia de perfuração e no design, resultando em uma membrana mais eficiente. 400 mil poros por m2 de superfície geram um padrão de bolha ultrafino, comportando-se como válvulas de retenção quando fechadas. Com uma bolha de tamanho médio de 1 mm, o ar é difundido em pequenos volumes, com maior superfície interfacial.

O material é um outro diferencial: o poliuretano garante maior resistência mecânica, podendo chegar a uma vida útil de 20 anos sem que seja efetuada a troca das membranas. “Os discos e tubos difusores tradicionalmente usados no Brasil precisam ser substituídos após cinco a oito anos de operação”, diz Celso Rossini, consultor da Acemax, de São Paulo, empresa brasileira especializada em produtos e serviços para tratamento de água e efluentes, responsável pelo desenvolvimento do mercado no Brasil. Para a comercialização dos sistemas, a Acemax fez um acordo operacional com a Sigma Tratamento de Água, empresa com mais de 20 anos de atuação no fornecimento de ampla linha de equipamentos mecânicos para ETAs e ETEs.

Entre os cases de sucesso está a ETE Verona, na Itália. Com vazão de 1030 L/s e dois tanques de aeração com nível de água de 4 metros, o cliente trocou os difusores EPDM pelo Aerostrip (taxa de 480 kg O2/h). A economia do consumo de energia foi de 40% (6360 kWh/dia) ou 280 mil euros por ano.

No Brasil, a tecnologia foi apresentada pela primeira vez pela Acemax há cerca de dois anos. Um dos clientes é uma indústria química de São Paulo, que substituiu 750 discos da antiga aeração por 192 difusores Aerostrip nos dois reatores biológicos de aeração de 3900 m3/dia, com sistema de lodos ativados após o processo anaeróbio. No mundo, a Aquaconsult tem mais de 2000 plantas em operação há mais de 20 anos.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024