A Aegea Saneamento, por meio de sua concessionária Águas de São Francisco, inaugurou a ETE em Barcarena, PA, beneficiando cerca de 4,4 mil pessoas. A nova ETE Cabanos possui capacidade de tratar 18 mil litros por hora.

“Esta inauguração traz um ganho preventivo à saúde muito significativo uma vez que, ao garantir água tratada e esgotamento sanitário, a população conta com um reforço na prevenção de doenças de veiculação hídrica, que reflete nosso compromisso de proporcionar vidas mais saudáveis. Neste momento de pandemia, o papel de prestador de serviços de saneamento básico no país se torna ainda mais necessário e urgente”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea Saneamento.

A ETE Cabanos utiliza RAFA - reator anaeróbio de fluxo ascendente, tecnologia que confere eficiência na operação e requer menor utilização territorial quando comparado a estruturas tradicionais.

A Águas de São Francisco tem um plano de investimentos para continuar a melhorar a prestação do serviço. Entre eles está a ampliação da cobertura do sistema de coleta e tratamento de esgoto, com a implantação de duas estações elevatórias de esgoto (EEE), localizadas às margens do rio Murucupi e que beneficiarão mais de 14 mil moradores de Barcarena.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025