A Metso, fabricante de origem finlandesa com atuação nos mercados de mineração, agregados para construção civil, reciclagem e processamento, lançou no Brasil o MRA – Metso Remote Assistance, conjunto de ferramentas de suporte em um ambiente corporativo que auxilia o gestor de manutenção a tomar decisões em tempo real e de forma segura. Um de seus recursos é a utilização de smart glass, óculos inteligentes que permitem conectividade entre os clientes e o suporte remoto. Antes testada somente pelos profissionais da Metso, a solução acaba de tornar-se uma oferta comercial. O MRA deve, inclusive, ter seu primeiro cliente efetivo até esse primeiro semestre.

“O recurso é disruptivo ao permitir que o cliente tenha contato com o centro de inteligência técnica da Metso, acessando remotamente especialistas, engenharia e informações técnicas em tempo real. Ao fazer isso, o gestor de manutenção aumenta a eficiência dos serviços, reduzindo o tempo de intervenção e os custos do processo”, explica Paulo Gurgel, gerente nacional de assistência técnica da Metso. Segundo ele, o uso de ferramentas digitais, caso da realidade aumentada do MRA, vem sendo analisada pela indústria mineral há algum tempo, mas o cenário de pandemia acelerou o processo.

Com o acesso remoto em tempo real e em ambiente colaborativo, o MRA permite que a Metso faça o diagnóstico de falhas em equipamentos, sem a necessidade do deslocamento de técnicos especializados até o foco do problema. “As minerações, regra geral, estão em lugares afastados e o acesso sempre é complexo e, o que é mais complicado, são operações críticas que não podem ser paralisadas sem programação”, adianta Gurgel, destacando a principal vantagem do MRA.

A solução é comercializada em três planos: básico, intermediário e prime. O diferencial entre eles é a quantidade de atendimentos mensais e emergenciais. Todos os planos oferecem pelo menos um par de óculos em regime de comodato e o dispositivo foi testado para atender às necessidades das minerações locais. O smart glass funciona como um sensor remoto do software que permite a transmissão de logs operacionais e imagens in loco e em tempo real para o centro de inteligência da Metso, onde um comitê de especialistas está pronto para o suporte cujo atendimento varia de acordo com cada plano. Os especialistas, por sua vez, podem buscar informações em bancos de dados e até mesmo outros profissionais da companhia, inclusive internacionais.

No Brasil, o MRA foi aperfeiçoado para atender todas as condições onsite. De acordo com Gurgel, as mudanças incluíram a necessidade de melhoria das imagens enviadas para o centro de inteligência. Para aumentar a nitidez, detalhe importante porque o especialista remoto precisa entender o problema para o correto direcionamento da solução, a Metso recomenda o uso de redes celulares em 4G. Imagens mais nítidas permitem o entendimento mais rápido dos desenhos técnicos e de fotos trocadas entre as duas pontas e a orientação, passo a passo, para a resolução das falhas.

Outra mudança foi o comando do serviço. Antes acionado somente por voz, ele passou a ser feito também por digitação. Com isso, os técnicos evitam problemas de pronúncia ou de serem mal interpretados devido ao barulho comum nas plantas de processamento mineral. A comunicação sonora também foi otimizada na versão comercial do MRA. Agora, um sistema de áudio por Bluetooth foi acoplado no protetor auricular do técnico em campo, tornando a ferramenta mais integrada.

“Antes da pandemia, o mercado já discutia a indústria 4.0, mas as restrições atuais mostraram que é necessário acelerar o uso dos recursos de digitalização como acontece com outros segmentos”, argumenta Gurgel. “O lançamento da versão comercial do MRA no Brasil acontece no momento exato para atender esse novo cenário”, finaliza. 



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