A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, atingirá a meta de zero descarte de resíduos em aterros sanitários até o fim deste ano, três anos antes do prazo estipulado pelo Grupo Orbia, holding da empresa, para 2025.

O envio dos resíduos para reciclagem e reutilização é sempre priorizado nas oito unidades da Wavin no Brasil. Para os demais resíduos, quando realmente não há possibilidade de reciclar ou reutilizar, há tratativas diferentes. Os resíduos orgânicos (restos de alimentos) são enviados para compostagem nas unidades de Suape, PE, Sumaré, SP, e Ribeirão das Neves, MG, e para reutilização em produção de ração animal nas unidades de Floresta e Glória, ambas em Joinville, SC.

Em São José dos Campos, SP, o processo de contratação da empresa para destinação à compostagem está em andamento. Já nas unidades de distribuição logística em Anápolis, GO, e Viana, ES, não há geração de orgânicos, pois não existe refeitório. Os demais resíduos são enviados para coprocessamento ou tratamento.

“As unidades possuem centrais de resíduos, onde ficam armazenados até que a coleta pela empresa especializada seja realizada. Alguns exemplos de materiais passíveis de reciclagem enviados para reaproveitamento são plásticos, papel, papelão, sucata, big bags, pallets e madeira”, explica Adriano Perboni, diretor de manufatura da Amanco Wavin.

Em Suape e Sumaré, neste primeiro semestre, a empresa alcançou a meta de 100% de destinação para reúso ou reciclagem, com zero descarte em aterro. “Nas outras unidades estamos entre 90% e 96% de descarte para reciclagem e, com o trabalho de ações de educação ambiental sobre a importância da coleta seletiva, adesão à compostagem em todas as unidades fabris e constante monitoramento, vamos atingir a meta antes do fim do ano”, finaliza.



Mais Notícias HYDRO



Unipar realiza cerimônia de entrega da modernização da fábrica de Cubatão

Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.

16/12/2025


Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025