A Concessionária Mirante, empresa do grupo Aegea Saneamento, inaugurou na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista em Piracicaba, SP, um sistema de secagem solar do lodo proveniente do tratamento de esgoto de suas estações.

No processo tradicional, o lodo passa pela centrífuga da unidade, que sai com um teor de sólidos de 20%, depois segue para carretas e e aterro sanitário em Rio das Pedras, SP. Com a implantação do secador, o sedimento disposto no leito será retirado após 30 dias com 60% de massa, reduzindo custo, tempo de deslocamento e descarte no aterro, considerando a diminuição de 75% do peso do lodo ao final do processo.

O sistema, concluído em maio, passou por três etapas: obras civis, instalação de estufa agrícola e aquisição de equipamentos. Na primeira fase, foi construída uma base de concreto de 37 x 81 metros. Já a segunda contemplou a instalação de estufa agrícola na base do concreto. Por fim, a última envolveu a aquisição de um trator e uma enxada rotativa para acoplar ao maquinário, equipamentos necessários para o manejo do lodo disposto no leito e para mantê-lo homogêneo. A capacidade de atendimento é de 25 toneladas por dia, o que representa uma redução de 750 para 203 toneladas mensais.

Segundo Valdir Alcarde Junior, gerente de engenharia e operações da Mirante, os ganhos obtidos com a implantação do projeto vão além da esfera corporativa, agregando vantagens à população. “Um dos maiores benefícios será na área ambiental, tendo em vista que o processo permite a estabilização microbiológica e a inertização do lodo, o que representa um descarte sustentável que não causa impactos ao meio ambiente”, destaca.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024