A Concessionária Mirante, empresa do grupo Aegea Saneamento, inaugurou na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista em Piracicaba, SP, um sistema de secagem solar do lodo proveniente do tratamento de esgoto de suas estações.

No processo tradicional, o lodo passa pela centrífuga da unidade, que sai com um teor de sólidos de 20%, depois segue para carretas e e aterro sanitário em Rio das Pedras, SP. Com a implantação do secador, o sedimento disposto no leito será retirado após 30 dias com 60% de massa, reduzindo custo, tempo de deslocamento e descarte no aterro, considerando a diminuição de 75% do peso do lodo ao final do processo.

O sistema, concluído em maio, passou por três etapas: obras civis, instalação de estufa agrícola e aquisição de equipamentos. Na primeira fase, foi construída uma base de concreto de 37 x 81 metros. Já a segunda contemplou a instalação de estufa agrícola na base do concreto. Por fim, a última envolveu a aquisição de um trator e uma enxada rotativa para acoplar ao maquinário, equipamentos necessários para o manejo do lodo disposto no leito e para mantê-lo homogêneo. A capacidade de atendimento é de 25 toneladas por dia, o que representa uma redução de 750 para 203 toneladas mensais.

Segundo Valdir Alcarde Junior, gerente de engenharia e operações da Mirante, os ganhos obtidos com a implantação do projeto vão além da esfera corporativa, agregando vantagens à população. “Um dos maiores benefícios será na área ambiental, tendo em vista que o processo permite a estabilização microbiológica e a inertização do lodo, o que representa um descarte sustentável que não causa impactos ao meio ambiente”, destaca.



Mais Notícias HYDRO



Projeto do Museu Água em São Paulo está aberto para patrocinadores

Empresas apoiadoras podem usar leis de incentivo fiscal.

22/06/2021


Tigre aposta em saneamento com oferta de estação de tratamento de esgoto unifamiliar

Solução reduz o custo de implantação em 40% e de operação em 30% comparado ao conceito tradicional.

22/06/2021


Sabesp automatiza processo de pesagem

Com as soluções da Toledo, há melhor controle da entrada e saída dos materiais, em especial de produtos químicos.

22/06/2021