A Sabesp assinou um financiamento inédito da IFC - International  Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial, para  investimentos em saneamento. Serão R$ 760 milhões destinados a obras no  Novo Rio Pinheiros, programa estadual para ampliar a coleta e o tratamento  de esgoto na bacia e despoluir o rio até dezembro de 2022, e melhorias nos sistemas de água e esgoto de municípios do litoral paulista. Também serão usados na construção de uma nova adutora no Sistema São Lourenço, na Grande São Paulo.

No âmbito desse financiamento, a Sabesp faz, em parceria com a IFC, a primeira operação blue loan na América Latina, com os recursos a serem utilizados em investimentos para proteger o oceano, os recursos hídricos naturais e os corpos hídricos urbanos. Blue loan é um instrumento inovador pelo qual os fundos arrecadados são certificados e monitorados para garantir o uso sustentável dos recursos dos oceanos para o crescimento econômico, melhoria da qualidade de vida e a saúde dos oceanos.

A IFC está colaborando com a Sabesp por meio da iniciativa Utilities for Climate (U4C), que combina serviços de consultoria e investimento para ajudar companhias de saneamento a lidar com as necessidades mais urgentes e estabelecer relacionamentos de longo prazo.

“A Sabesp é a empresa que mais investe em saneamento no país, com um terço dos recursos aplicados em todo o setor. Temos buscado diversificar as fontes para nossos investimentos e o financiamento da IFC, com uma inédita emissão de blue loan, reforça nossa capacidade de investir em ações para melhorar a vida das pessoas e trazer impactos positivos para o meio ambiente”, diz Benedito Braga, diretor-presidente da Sabesp.

“Como uma das maiores empresas de água e esgoto do mundo, a Sabesp é um parceiro estratégico da IFC em nossos esforços para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de água e saneamento no Brasil. O financiamento de longo prazo da IFC, em moeda local, é a primeira emissão de um blue loan no setor de água e saneamento no país e ajudará a Sabesp a aumentar a eficiência operacional e construir resiliência climática”, diz Adil  Marghub, head de Infraestrutura e Energia da IFC para a América Latina e o Caribe.

Parte do financiamento da IFC será destinada a obras do Novo Rio Pinheiros  nas bacias Água Espraiada, Jaguaré, Pirajuçara e Cidade Jardim/Morumbi. Lançado em 2019, o programa visa a despoluição do rio até dezembro de 2022, integrando-o de volta à cidade e ao dia a dia de seus moradores. Responsável pelo eixo do saneamento, a Sabesp já conectou até maio 622 mil imóveis, que passaram a ter o esgoto levado para tratamento – superando em 17% a meta inicial de 533 mil. Ao todo, o investimento da companhia no programa será de R$ 1,7 bilhão, beneficiando uma população de 3,3 milhões de pessoas na bacia do Pinheiros em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra. As obras da Sabesp no programa também geram 4,1 mil empregos.

No litoral, os recursos irão financiar obras para ampliar a infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto em Peruíbe, Itanhaém e Ubatuba, além de ações para reforçar o sistema de abastecimento de água em Itanhaém. Serão usados ainda para financiar novos reservatórios em Santos, Peruíbe, Itanhaém e Guarujá, visando aumentar o fornecimento de água para o sistema integrado da Baixada Santista.

Os recursos também serão destinados à obra de uma nova adutora em Carapicuíba, que vai ampliar a área de atendimento do Sistema Produtor São Lourenço, fortalecendo assim o Sistema Integrado Metropolitano e a segurança hídrica na Região Metropolitana de São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025