A Siemens apresenta ao mercado brasileiro a linha SIWA, que abrange soluções inteligentes para resolver desafios relacionados às perdas e otimizar a eficiência nos sistemas de água e esgoto.

O portfólio inclui um conjunto de soluções que podem ser combinadas e personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre os benefícios do novo portfólio, estão o controle e gestão otimizada da qualidade e quantidade de água fornecida, consumida e desperdiçada: maior controle da rede de fornecimento e distribuição; e detecção de problemas na rede com previsibilidade, o que se traduz em uma utilização mais eficiente de recursos.

“Com o aumento crescente da urbanização e uma demanda por serviços públicos de qualidade, a urgência de um processo de otimização da gestão de águas e resíduos torna-se cada vez mais imperativa. Esse portfólio de soluções digitais vem justamente para atender a essa necessidade, desempenhando um papel importante para garantir a confiabilidade no fornecimento desses serviços, além de aumentar a disponibilidade de todo o sistema”, afirma Pablo Garcia Fernández, Desenvolvedor de Negócios / Especialista de Vendas da Siemens no Brasil. A linha compreende as seguintes soluções:

· SIWA Optim - Destina-se ao controle inteligente e otimizado do consumo de energia de bombas e válvulas com base nos dados mais recentes do sistema e previsões de demanda, bem como nos preços diários atualizados de energia. Permite que os operadores reduzam o consumo de energia em até 15% e garantam a segurança do fornecimento de água.

· SIWA Leak - Detecta vazamentos maiores e crescentes em tubulações de transporte de água. Como um complemento aos sistemas de controle e automação existentes, o SIWA Leak fornece continuamente à operação informações sobre o status da rede de transporte de água, o que, no caso de um vazamento, é um ponto de partida preciso para a tomada de decisões e ações corretas.

· SIWA LeakPlus - Detecta vazamentos em redes de distribuição de água com o suporte da computação em nuvem, inteligência artificial e simulações hidráulicas.

· SIWA District Analytics - É um big data analytics para redes de distribuição de água. Fornece plataforma de monitoramento sob medida para melhorar controle e confiabilidade das redes.

· SIWA Burst - Analisa flutuações de pressão de alta frequência usando algoritmos inteligentes. As anomalias de pressão detectadas são classificadas para identificar rompimento de tubulações em tempo real com uma precisão de 20 a 50 metros.

· SIWA Sewer - É uma solução de controle da rede de esgoto que calcula a necessidade de intervenções de controle em sistemas de drenagem usando algoritmos de otimização. Otimiza o desempenho do tratamento de água, estabilizando a entrada na estação de tratamento para que o operador possa trabalhar com mais eficiência, além de atuar de forma inteligente em situações de enchentes.

· SIWA Cockpit – Permite a criação de dashboards para transformar dados em informações. Utiliza resultados analíticos para dar suporte à decisão da empresa visando melhor escalabilidade e desempenho. Possui funções analíticas integradas e capacidade de conexão com vários softwares analíticos de terceiros, adaptando-se a diferentes níveis de estrutura da planta.

Os benefícios da digitalização de soluções de água e saneamento com a linha SIWA já foram implementadas em outros lugares do mundo, atingindo resultados de até 85% de redução das perdas na rede de água, redução de rompimento de tubulações em 20% e economia de energia de 15% na operação de bombas, além de auxiliar com informações precisas a tomada de decisão e o desenvolvimento de novos negócios dos clientes.



Mais Notícias HYDRO



Projeto do Museu Água em São Paulo está aberto para patrocinadores

Empresas apoiadoras podem usar leis de incentivo fiscal.

22/06/2021


Tigre aposta em saneamento com oferta de estação de tratamento de esgoto unifamiliar

Solução reduz o custo de implantação em 40% e de operação em 30% comparado ao conceito tradicional.

22/06/2021


Sabesp automatiza processo de pesagem

Com as soluções da Toledo, há melhor controle da entrada e saída dos materiais, em especial de produtos químicos.

22/06/2021