Um scrubber e dois tanques fabricados pela Tecniplas fazem parte da infraestrutura pertencente à ETE – Estação de Tratamento de Esgoto La Farfana. Situado na Região Metropolitana de Santiago, no Chile, o complexo foi construído pelo grupo francês Suez e tem capacidade para tratar 8,8 m3/s de efluentes e atende metade da população da capital chilena, algo em torno de 3,7 milhões de pessoas.

De acordo com Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas, todo o biogás gerado pela ETE é dessulfurizado por meio da tecnologia Thiopaq, da Paques Brasil. “O biogás tratado é enviado para o uso em caldeiras. Uma parte passa pelo processo de purificação para chegar ao biometano e, na sequência, alimentar a rede de energia da Metrogás, concessionária que atende Santiago”, detalha.

Com 19,6 m de altura, 2 m de diâmetro e 60 m³ de capacidade, o scrubber produzido pela Tecniplas e instalado na ETE La Farfana opera sob uma pressão de 50 mbar. “Tem como função a retirada das impurezas do biogás. O gás puro, então, passa a ser ideal para a combustão e geração de energia ambientalmente amigável”, explica Rossi.

Em relação aos dois reservatórios, ambos trabalham sob pressão atmosférica, sendo que o maior (tanque reator) tem 7 m de altura, 4,2 m de diâmetro e capacidade de armazenamento de até 92 m3, enquanto o menor (tanque sedimentador), de 6 m3, tem 6 m de altura e 1,2 m de diâmetro.

Todos os itens produzidos pela Tecniplas para esse projeto foram fabricados de acordo com a norma ASME-RTP1, que se refere aos cuidados na manufatura de equipamentos de PRFV – Plástico Reforçado com Fibra de Vidro resistentes à corrosão, e com as normas NCh 432 e NCh 2369, que consideram nos projetos as cargas de vento e os requisitos para a construção em regiões sujeitas a abalos sísmicos.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021