A ABNT NBR 16747 - Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, elaborada pela Comissão de Estudo de Inspeção Predial (ABNT/CB-002/ CE-002:140.002), foi publicada no dia 21 de maio.  

Segundo o representante do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas na Comissão de Estudos, Lydio Bandeira, presidente da Comat/Sinduscon-Rio, a publicação da ABNT NBR 16747 encerra o processo iniciado em 14 de maio de 2013, quando houve a instalação da comissão e início das discussões para elaboração da norma. “É comum encontrarmos disparidades nessas inspeções, mesmo entre aquelas realizadas em uma mesma cidade. Faltava uma metodologia, que agora foi definida”, disse.

A ABNT NBR 16747 se aplica a edificações de qualquer tipo, públicas ou privadas, e estabelece conceitos, diretrizes e procedimentos relativos à inspeção predial, uniformizando a metodologia a ser empregada na atividade. 

A inspeção predial, conforme definida na norma, consiste em uma avaliação global da edificação, observando-se, por exemplo, o estado de conservação e a conformidade da sua manutenção com a ABNT NBR 5674. Dependendo do porte e da complexidade da edificação, a atividade poderá envolver uma equipe multidisciplinar de profissionais habilitados (arquitetos, engenheiros civis, eletricistas, mecânicos etc.). 



Mais Notícias HYDRO



BRK Ambiental se posiciona com relação ao novo marco do saneamento

Grupo deve investir pelo menos R$ 20 bilhões ao longo da vigência de seus contratos atuais.

30/06/2020


Mirassol e Palestina atingem um dos menores índices de perdas de água do Brasil

Com base em estudo recente do setor, municípios paulistas registraram índice de perdas abaixo da média nacional.

30/06/2020


ANA lança manual de medição de vazão em tubulações

Obra orienta profissionais a realizarem o monitoramento adequado de usos de água.

30/06/2020