O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Ambipar, Gabriel Estevam Domingos, por meio do laboratório de desenvolvimento de soluções ambientais, criou uma forma inovadora de reaproveitamento dos resíduos de indústrias de cosméticos do Brasil para fabricação de produtos de limpeza.

A iniciativa começou há cerca de dois anos, quando as próprias empresas os procuraram para desenvolver uma rota de reutilização desses produtos, visando à redução dos custos de disposição que eram gastos, como, por exemplo, na queima e/ou envio para estação de tratamento de efluentes. Uma forma assim também de cumprir os aspectos legais fomentados por políticas públicas.

Basicamente é o conceito da "economia circular" e o que rege a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de agosto de 2010), que prevê a obrigatoriedade, por parte dos geradores de resíduos para a reciclagem, reutilização e principalmente a criação de mecanismos para as fontes de negócios, emprego e renda, mediante valorização dos resíduos sólidos.

Produtos como carga para sabões em pó, amaciantes de roupa e limpador multiuso são feitos em escala piloto com restos de cremes (bulk de cosméticos), álcool de lavagem perfumado, lauril (shampoo) e sobras de óleo de palma. A capacidade interna é de cerca de 200 unidades de cada produto por dia. A empresa não comercializa os produtos criados ainda e doa sua produção para o uso interno (limpeza predial). A Ambipar está estruturando a produção em escala industrial através da captação de parceiros interessados na iniciativa.



Mais Notícias HYDRO



Estão abertas as inscrições de trabalhos para o 37º Encontro Técnico/Fenasan 2026

Evento acontecerá em outubro em São Paulo. A chamada fica aberta até o dia 5 de junho.

19/05/2026


Licenças para biometano triplicam em São Paulo

Avanço reflete expansão dos investimentos em combustíveis renováveis e transição energética.

19/05/2026


Copasa investe R$ 695 milhões no 1º trimestre de 2026

Recursos foram direcionados à expansão do saneamento, segurança hídrica e redução de perdas em Minas Gerais.

19/05/2026