A Cerâmica Atlas, fabricante de pastilhas de porcelana e revestimentos, com sede em Tambaú, SP, está investindo em ações com foco na sustentabilidade ambiental. Entre as principais iniciativas estão o tratamento de efluentes em uma ETE própria, a produção de uma linha de revestimentos a partir da composição com resíduos moídos do próprio processo de fabricação, o descarte consciente de materiais, além da utilização de bicicletas para a locomoção interna nas dependências da fábrica, que conta com mais de 100 mil m² de área construída, onde são produzidos mensalmente mais de 600 mil m² de revestimentos.

Da água utilizada nos setores de moagem de massa, moagem de esmaltes, prensas e esmaltação, cerca de 80% é reaproveitada no processo fabril. Os demais 20% são utilizados na composição do processo das moagens de massa.

A capacidade de cada um dos cinco reservatórios para tratamento é de aproximadamente 70 mil litros de água. Sendo assim, os reservatórios 1, 2 e 3 são dedicados ao recebimento da água a ser tratada (efluentes). Após os reservatórios alcançarem o nível demarcado de efluentes, são adicionados produtos químicos específicos para decantação (com agitação por ar comprimido). Após a decantação completa, a água é transferida por meio de uma bomba para os reservatórios 4 e 5. Após o processo de tratamento, os resíduos depositados no fundo dos tanques são bombeados para o filtro-prensa, para que ocorra a prensagem (torta de resíduo) e então o reaproveitamento na composição da massa.

Os resíduos do processo fabril da Cerâmica Atlas são acondicionados em locais específicos para esse fim, que são devidamente pavimentados e protegidos, para que não ocorra nenhum tipo de exposição ou acidente ambiental. Depois disso, seguem para uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos industriais (Eco Primos), após a emissão do Cadri - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambientalque aprova o encaminhamento a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela Cetesb. Outros tipos de resíduos considerados não perigosos ao meio ambiente são destinados a coletores ou cooperativas da região, com o intuito de fortalecer as relações econômicas e sociais da cidade.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024