Criado em 1968 e com atividades iniciadas em 1970, o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba, SP, é uma autarquia municipal, responsável pelo abastecimento de água potável e pela coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado no município, com 239 mil habitantes. O SAAE produz diariamente 64 milhões de litros de água tratada (98,5% da população) e coleta 96,23% do esgoto gerado, do qual 85,97% é tratado.

Atualmente, o município conta com quatro estações de tratamento de água em operação: ETA I – Vila Avaí (400 L/s); ETA III – Bairro Pimenta (450 L/s); ETA IV – Jardim Brasil (24 L/s); e ETA V – Jardim Morada do Sol (150 L/s). De acordo com Herik Fernando Magno da Costa, técnico responsável pelas Unidades de Tratamento de Água, conforme já previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico do município, o novo sistema produtor com captação das águas do Rio Jundiaí, constituído de EEAB - Estação Elevatória de Água Bruta e da ETA VI, teve o desenvolvimento do projeto concretizado no Contrato nº 32/2015. “E o órgão de controle ambiental já emitiu a licença de instalação para a construção do empreendimento”, enfatiza.

Com estimativa de entrada em operação em 2024, a ETA VI tem capacidade de produção de 300 L/s e é composta por componentes de captação, estação elevatória de água bruta, sistema com pré-tratamento, mistura rápida, floculação, decantação, filtros, desinfecção, reservatórios totalizando 2000 m³ e estação elevatória de água tratada.

Devido à alta demanda de cloro necessária para o tratamento das águas do Rio Jundiaí, o projeto conta com um sistema de cloração composto por dois evaporadores tipo banho-maria de imersão à água, com capacidade de 230 kg/h; dois conjuntos de válvulas redutoras e reguladoras de pressão e vácuo tipo Switchover, com acionamento elétrico por hidromotor; dois módulos de dosagem de 6000 lbs/dia e dois injetores 3” para solução de cloro gás.

“A cloração é uma das principais etapas do processo de tratamento da água, pois garante a qualidade microbiológica e oxidação de substâncias, que podem afetar o padrão de potabilidade. Em casos em que a demanda por cloro é alta, a tecnologia que se torna viável é a implantação de sistemas de dosagem de cloro ofertado em cilindros ou caminhões-tanque. Para tanto, é imprescindível a instalação de evaporadores e sistemas robustos que garantam segurança para o processo”, salienta Costa.

Francisco Oliver, engenheiro e diretor técnico e comercial da Fluid Feeder, que disponibilizará os evaporadores e dosadores de cloro para o projeto, “os equipamentos destinados a esse serviço precisam de cuidados e devem estar adequados de acordo com as regulamentações vigentes no país”.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024