Britvic Brasil, multinacional do setor de bebidas não alcoólicas, desenvolveu projetos de reúso de água em suas fábricas em Aracati, CE, Araguari e Astolfo Dutra, MG. As iniciativas apresentaram resultados significativos na redução de consumo. Para garantir a segurança, foram realizados estudos e uso de tecnologias que comprovassem a qualidade da água utilizada nos processos.

A fábrica de Astolfo Dutra recuperou mais de 16 mil m³ no último ano. Com a implementação do processo, a captação e utilização da água na produção do suco são reutilizadas em outras áreas da fábrica. Antes, a água capturada no ciclo de produção era descartada.

Na unidade fabril de Aracati (foto), a implementação dos projetos permitiu recuperar cerca de 44 mil m³. Durante o processo, após passar pelo concentrador de frutas, a água que seria descartada agora é tratada e reutilizada em banheiros, vestiários, limpeza e barreiras sanitárias. 

Em Araguari, os projetos conseguiram recuperar mais de 6 mil m³ até o momento. Muito semelhante ao projeto de Aracati, a água depois de sair do concentrador de frutas é tratada e utilizada em alguns processos produtivos da unidade.

A Britvic PLC, fundada na Inglaterra na metade do século 19, possui capital aberto e é uma das maiores empresas de bebidas não alcoólicas do mundo. Com um portfólio de mais de 50 marcas e uma parceria com a PepsiCo na Europa desde 1987, possui unidades de negócio em países como Inglaterra, França e Irlanda, somando mais de 5000 colaboradores.

Em 2015, a Britvic PLC iniciou sua operação no Brasil ao incorporar a Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), detentora das marcas Maguary e Dafruta. Em 2017, a empresa expandiu seus negócios após a aquisição da Bela Ischia Alimentos, reunindo assim três marcas: Maguary, Dafruta e Bela Ischia. Conta com mais de 300 produtos no portfólio global.
 



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025