A Kemia, empresa brasileira com sede em Chapecó, SC, atua com soluções para o tratamento de efluentes e chorume. Sua equipe acompanha todas as etapas, indo desde o projeto à supervisão de implantação e operação de ETEs – Estações de Tratamento de Efluentes.

Fundada em 2016, a Kemia iniciou a sua história a partir de uma demanda para o tratamento de efluentes de um aterro sanitário e industrial em Chapecó. Na época, os fundadores executaram diversos ensaios até se depararem com processos eletrolíticos, com resultados satisfatórios. Com a otimização de parâmetros e a descoberta das variáveis que influenciam no processo, a companhia entrou com um pedido de patente e realizou a primeira venda.

“As tecnologias que nortearam o início da Kemia ainda são os principais diferenciais da marca no mercado, acompanhadas de outras mais convencionais que substanciam e permitem obter resultados diferenciados”, afirma Ricardo Leidens, diretor-técnico da Kemia.

A primeira ETE fabricada pela companhia com a tecnologia eletroquímica encontra-se em Laranjeiras do Sul, PR, e foi adquirida pela empresa PEMA, que também é um aterro sanitário. Para desenvolver os produtos, a Kemia tem um parque fabril de aproximadamente 3500 m2 em sua sede, onde se encontram os setores administrativo, engenharia, projetos, produção, instalação e operação, além de faturamento e laboratório. As tecnologias aplicadas são divididas em convencionais e avançadas. A primeira engloba tratamentos primários, como retenção de sólidos, equalização de pH, remoção de gordura e carga orgânica, entre outros. Já a segunda envolve eletrocoagulação e eletrofloculação, eletro-oxidação e eletrofenton.

“Os componentes das estações de tratamento variam em função de efluente e segmento, mas de maneira geral eles se resumem a equipamentos de tratamento primário, secundário e terciário, sendo o primário as separações de fase e físico-químicas; o secundário com remoções de matéria orgânica dissolvida ou suspensa; e o terciário com a exclusão avançada voltada para compostos de difícil tratabilidade. As soluções são compatíveis com diversos tipos de efluentes”, explica o sócio-diretor.

Para garantir o funcionamento das ETEs, a Kemia utiliza uma estação piloto para testes. Com ela, é possível obter dados para futuros projetos, com vazão e carga proporcionais ao que será entregue para o contratante. Isso significa que parâmetros de entrada são gerenciados de forma semelhante à escala industrial. Já aspectos de saída são extrapolados para gerar uma expectativa de resultados.

No caso de empresas que não querem adquirir uma estação, a Kemia oferece a modalidade de locação geral ou parcial, está última envolvendo somente os equipamentos. Os contratos são firmados de acordo com o tempo de utilização e podem se transformar em um acordo BOT – Build Operate Transfer, em que parte ou o total do valor do aluguel é revertida para a aquisição de produtos ao final do contrato, e também atuam com pagamento por m3 tratado.

Com um portfólio de mais de 500 clientes, a Kemia pretende entrar no mercado de biogás em 2022. No final de 2021, a companhia recebeu um troféu da segunda edição do Prêmio ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, por meio do Núcleo de Sustentabilidade e da Unochapecó -Universidade Comunitária da Região de Chapecó. A outorga é voltada para o desenvolvimento de práticas sustentáveis a fim de cooperar para um futuro socialmente justo. A Kemia ficou em 3o lugar na categoria média empresa.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024