Produzido em processos de diversos setores, o lodo costuma impor desafios para o meio ambiente. De modo geral, todos os tipos de sedimentos precisam passar por um processo de desaguamento.

A alemã Huesker, com filial em São José dos Campos, SP, fornece a geoforma linear SoilTain DW para aplicação em resíduos de mineração e lodo oriundo de indústrias, construções e tratamento de esgoto. A solução é confeccionada com geotêxteis de polipropileno com distribuição uniforme de poros multidirecionais, compondo uma estrutura não planar, mas com espessura.

“O produto começou voltado para o tratamento de efluentes e hoje também é aplicado na separação de sólidos e líquidos”, explica Eduardo Andrade Guanaes, gerente de desenvolvimento de produto da Huesker.

A trançagem dos fios do SoilTain DW faz com que a água permeie pela espessura do tecido da geoforma. O processo de tecelagem utiliza técnicas de costura em máquinas especiais para otimizar a configuração das emendas dos tubos e fornecer alta resistência à tração nas costuras.

As bolsas geotêxteis são customizadas para atender às necessidades específicas de cada projeto, com até 40 m de circunferência, 70 m de comprimento e capacidade de armazenamento superior a 2000 m3. Seu dimensionamento utiliza um software desenvolvido para cálculos e solicitações mecânicas e hidráulicas, visando aproveitar ao máximo a seção.

Além da operação de preenchimento, a Huesker realiza a gestão da torta de lodo. O processo é executado em aproximadamente quatro meses, período que a fabricante afirma ser comparado apenas aos métodos mecânicos, que demandariam a utilização de 12 centrífugas, 22 filtros-prensa tipo câmara ou 30 filtros prensa-esteiras para um volume equivalente de lodo.

Hoje, a Huesker divide o seu negócio em quatro segmentos: geotecnia, polímeros, hidráulica e ambiental. Para Guanaes, as aplicações no setor de saneamento tendem a subir em 2022 por conta das políticas voltadas para a preservação de corpos hídricos.

“Nossa expectativa é de que o mercado de engenharia ambiental tenha um crescimento de 20%. É uma área cuja contribuição dos geossintéticos é relevante, onde cerca de 40% dos materiais de construção são compostos por ele”, finaliza.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024