Especializada em biotecnologia, a SuperBAC, de São Paulo, auxiliou o DMAE – Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Nova Ponte, MG, a resolver um problema. O município, com pouco mais de 13 mil habitantes, buscava uma solução para reduzir a carga orgânica, odor e o lodo que se acumulavam no fundo das lagoas de três ETEs que recebem o esgoto doméstico da cidade.

Com vazões que variam de 950 a 1200 m³, os sistemas são compostos por lagoas de estabilização, sendo que apenas um possui gradeamento para a retirada de sólidos contidos nos efluentes. Para sanar o problema, o DMAE de Nova Ponte optou por utilizar a solução oferecida pela SuperBAC.

“Com o início da aplicação, os resultados apareceram rapidamente com o aumento da degradação da carga orgânica, redução do lodo e odor, bem como melhorias em parâmetros como DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio e DQO - Demanda Química de Oxigênio”, lembra Samuel Fernandez, engenheiro da Azul Engenharia, responsável pela administração do sistema em Nova Ponte.

Os micro-organismos presentes na solução SuperBAC, quando em contato com efluentes, consomem o excesso de sólidos orgânicos dentro do sistema de tratamento, melhorando a eficiência. O tratamento pode ser aplicado em estações de tratamento, lagoas e sistemas de compostagem.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025