Especializada em biotecnologia, a SuperBAC, de São Paulo, auxiliou o DMAE – Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Nova Ponte, MG, a resolver um problema. O município, com pouco mais de 13 mil habitantes, buscava uma solução para reduzir a carga orgânica, odor e o lodo que se acumulavam no fundo das lagoas de três ETEs que recebem o esgoto doméstico da cidade.

Com vazões que variam de 950 a 1200 m³, os sistemas são compostos por lagoas de estabilização, sendo que apenas um possui gradeamento para a retirada de sólidos contidos nos efluentes. Para sanar o problema, o DMAE de Nova Ponte optou por utilizar a solução oferecida pela SuperBAC.

“Com o início da aplicação, os resultados apareceram rapidamente com o aumento da degradação da carga orgânica, redução do lodo e odor, bem como melhorias em parâmetros como DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio e DQO - Demanda Química de Oxigênio”, lembra Samuel Fernandez, engenheiro da Azul Engenharia, responsável pela administração do sistema em Nova Ponte.

Os micro-organismos presentes na solução SuperBAC, quando em contato com efluentes, consomem o excesso de sólidos orgânicos dentro do sistema de tratamento, melhorando a eficiência. O tratamento pode ser aplicado em estações de tratamento, lagoas e sistemas de compostagem.



Mais Notícias HYDRO



Mitsubishi Electric amplia presença no saneamento com soluções de automação e eficiência energética

Entre os destaques estão os inversores de frequência para sistemas de bombeamento de até 840 CV.

11/11/2025


Amanco Wavin e Cyrela instalam sistema AquaCell para gestão de águas pluviais em São Paulo

Tecnologia modular permite retenção, reaproveitamento e recarga do lençol freático em áreas de difícil acesso.

11/11/2025


Instituto Trata Brasil apresenta estudo sobre os fatores que afetam o consumo de água

Pesquisa traça projeções para a demanda de água nas moradias brasileiras até 2050.

11/11/2025