Ao completar 27 anos de mercado, a Krona anunciou investimentos em novas unidades de produção e ampliações nas plantas existentes. O Vice-Presidente Industrial e um dos fundadores, José Armecides Gonçalves, recorda que a empresa iniciou em um terreno de 4500 m², com 600 m² de área construída. Atualmente, são 490 mil m² de terreno, com mais de 80 mil m² ocupados pelas quatro plantas, três em Joinville, SC, e uma em Marechal Deodoro, AL. “Se em 1996 a Krona utilizava duas extrusoras e uma injetora para produzir aproximadamente 160 toneladas/mês, com um portfólio de 20 produtos. Hoje trabalhamos com 30 extrusoras e 127 injetoras para uma produção de 10 mil toneladas/mês, com um portfólio superior a 1000 itens. E estamos em franco processo de expansão”, diz.

Em funcionamento desde fevereiro, a Krona Ultraterm é a mais nova unidade da empresa. Localizada no Perini Business Park, em Joinville, a unidade implementa cinco das nove tecnologias habilitadoras da indústria 4.0: IoT - Internet das Coisas, big data e analytics, robôs autônomos, computação em nuvem e integração de sistemas. Uma sexta tecnologia, a realidade aumentada, está em desenvolvimento. No local, é produzida a nova linha CPVC Ultraterm para água quente, bem como alguns acessórios, como o engate flexível.

“A Ultraterm é um primeiro passo, uma experiência que servirá de modelo para a implementação dos conceitos da indústria 4.0 em todas as unidades da Krona, com expectativa de aplicação já em 2022”, adianta o vice-presidente.

A matriz, em Joinville, produz as linhas prediais de tubos e conexões para esgoto e água fria, como também a linha elétrica. A unidade Acessórios, também em Joinville, produz os acessórios sanitários em geral, como torneiras de jardim, multisifões flexíveis, boias de caixa d’água, entre outros. Já a unidade Nordeste, em Marechal Deodoro, AL, concentra as linhas prediais de tubos e conexões para esgoto e água fria, além de parte da linha elétrica e de produtos para esgoto Série Reforçada.

“Estamos ampliando a unidade Nordeste, com incrementos nas áreas de conexões, almoxarifado, central de embalagem e codificação, gestão e qualidade, com previsão de conclusão das obras em maio de 2022”, anunciou. Na unidade Matriz, a Krona está na fase final do novo estacionamento, nova portaria e recepção, assim como da estação de tratamento de efluentes, com finalização até novembro de 2021. “As obras do projeto da nova área de armazenamento e expedição, para melhorar a capacidade de estoque e movimentação de produtos, devem iniciar no início de 2022”, prevê. Uma nova planta em Nerópolis, GO, está em fase de estudos e desenvolvimento na Krona.

Fundada no dia 1º de setembro de 1994, a Krona tem 2100 colaboradores e atende mais de 10 mil clientes ativos. Em 2020, o volume de vendas cresceu 22%. Para 2021, a expectativa é de crescimento entre 10% e 15%.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025