A SWAN Analytische Instrumente AG, fabricante suíça de sistemas analíticos on-line para o segmento de água, com mais de 35 mil unidades vendidas no mundo, conta com uma subsidiária em São Bernardo do Campo, SP, a SWAN Instrumentos Analíticos do Brasil Ltda.

Fundada em 1991, a empresa tem forte presença nos mercados europeu, norte-americano e asiático. O plano é intensificar as vendas também na América Latina, começando pelo Brasil. “Fizemos diversos estudos e a decisão foi de investir em uma estrutura própria, com áreas administrativa, comercial e de suporte técnico equivalentes às das nossas subsidiárias na Europa e EUA”, diz Oscar Kimura, gerente regional de vendas para América Latina da SWAN Analytische Instrumente AG.

Os equipamentos desenvolvidos e produzidos pela SWAN destinam-se à análise online de água em aplicações farmacêuticas e de semicondutores, vapor e condensado, bem como água potável e tratamento de água industrial. Sua linha completa compreende cerca de 47 analisadores e nove equipamentos portáteis, capazes de monitorar parâmetros como amônia, cloro/ozônio/ClO2, condutividade e resistividade, hidrazina/carbohidrazida, hidrogênio, nitrato, flúor, orgânicos (UV254), oxigênio dissolvido, pH, fosfato, redox (ORP), sílica, sódio, turbidez e TOC - carbono orgânico total.

Os instrumentos são fornecidos já montados em painéis de aço inoxidável ou em PVC (dependendo da aplicação) para possibilitar que todos os componentes importantes para a medição sejam considerados antes mesmo do início da operação. “Os instrumentos são 100% testados em fábrica e em bancada úmida antes do envio para o cliente, assegurando a qualidade das soluções”, diz o gerente. O grupo conta também com uma empresa de engenharia de sistemas na Suíça, a SWAN Systems Engineering, especializada em projetos para ciclo água vapor, com quase 20 anos de experiência no condicionamento e monitoramento de parâmetros em plantas termoelétricas, incluindo nucleares, bioenergia, cogeração e vapores industriais.



Mais Notícias HYDRO



Biosolvit lança franquias para serviços de saneamento

Modelo prevê oferta de monitoramento e tratamento de água por assinatura, com investimento inicial estimado em até R$ 760 mil por unidade.

27/10/2026


SaneGroup reúne empresas para oferecer soluções turnkey

Criado há cerca de um ano, hub estrutura consórcios e SPEs para participar de licitações no setor de saneamento.

27/10/2026


Deerfos destaca linha de membranas de ultrafiltração

Fabricante sul-coreana mantém escritório e estoque no país e aposta na expansão dos investimentos no setor.

27/10/2026