Com investimento superior a R$ 700 mil em materiais e serviços, a Águas Cuiabá, do grupo Iguá, passa a contar com a automação completa do sistema de fluoretação em todas as 11 ETAs - estações de tratamento de água. O processo, que antes era realizado manualmente, ganhou novas tecnologias, que permitem maior controle dos níveis de flúor.

O sistema é composto por equipamentos eletrônicos instalados nas ETAs, em estruturas que compõem a etapa final de tratamento, por onde a água passa antes de ir para os reservatórios. Segundo o coordenador de Engenharia da concessionária, Fábio Goulart Barrios, a tecnologia evita oscilações da concentração do composto.

O sistema automatizado conta com um analisador de flúor, responsável por avaliar a concentração do composto na água, por uma bomba dosadora, para a injeção de forma controlada e um painel de acionamento dos dispositivos. A inovação tecnológica está presente, principalmente, na estrutura da bomba dosadora, antes operada de forma manual, com coletas sistematizadas e análise da água. Agora, ela passa a operar de forma automática, analisando a concentração de flúor integralmente, por meio de dispositivos eletrônicos.

método consiste na adição controlada do ácido fluossilícico à água de abastecimento público. Desde 1974, a legislação brasileira estabelece como obrigatória a fluoretação da água em todas as ETAs. Considerado um dos métodos mais efetivos na garantia de prevenção de doenças bucais, o procedimento tem um grande impacto na comunidade, principalmente por conseguir atingir toda a população nos diferentes ciclos de vida e condições socioeconômicas.



Mais Notícias HYDRO



Fluence e Toray entregam as duas maiores plantas de dessalinização do país

Com a entrada em operação na ArcelorMittal e Fernando de Noronha, as consultas aos fabricantes dispararam.

20/10/2021


Com investimentos superiores a R$ 30 milhões, Acquabios inaugura novo parque fabril

Estrutura em Farroupilha, RS, permitirá dobrar a produção de purificadores e filtros de água.

19/10/2021


O maior edifício residencial de São Paulo conta com tubos e conexões Amanco Wavin

Fabricante forneceu tubulações de água, esgoto e captação pluvial.

19/10/2021