Muitas edificações, comunidades e bairros inteiros ficam distantes ou acima das redes coletoras de esgoto, dificultando a correta destinação dos resíduos gerados. As estações elevatórias compactas de esgoto Sanifos, desenvolvidas pela empresa francesa SFA Sanitrit, com escritório em São Paulo desde 2014, podem resolver esse problema para construtoras e empresas de saneamento de forma rápida e simples.

“O sistema é plug and play e dispensa grandes obras civis”, diz Xavier Desrousseaux, diretor da SFA Sanitrit. Com reservatório de polietileno, a elevatória é fornecida completa, já equipada com bomba Vortex, propulsor semiaberto ou bomba antientupimento com sistema de trituração de alto rendimento, além de registro dupla união, válvulas de retenção, correntes para içamento das bombas e painel de comando. Com isso, pode ser instalada em apenas um dia, aumentando a produtividade e reduzindo de forma significativa o custo de infraestrutura e de mão de obra em relação às soluções convencionais de alvenaria.

Com capacidades de 110 a 3100 litros, a elevatória é fornecida para instalação subterrânea ou sobre o piso, monofásica ou trifásica. A SFA oferece ainda dois anos de garantia e serviço de start up e comissionamento como opção.

Entre seus clientes está o SAAE de Itabirito, MG, que adquiriu uma unidade de 1600 litros. “Nossas estações permitem recolher o esgoto de pequenos bairros localizados em áreas com soleira negativa e recalcar o esgoto até rede pública, reduzindo o lançamento irregular”, diz.

Uma outra obra foi realizada com a Athie Wohnrath, construtora de São Paulo, que instalou uma elevatória de 1300 litros na Robertet, indústria de fragrâncias com sede em Barueri, SP. “A elevatória da SFA Sanitrit capta e bombeia o esgoto até a ETE mais próxima”, diz o diretor. Segundo ele, é cada vez maior o interesse de construtoras para ligar supermercados, restaurantes, galpões, postos de gasolina e academias que ficam longe ou acima das instalações sanitárias.



Mais Notícias HYDRO



Londrina terá a segunda unidade de secagem térmica de lodo

Obra tem cerca de R$ 60 milhões de investimentos na redução do lodo e do biogás.

16/09/2025


Copasa abre inscrições para empresas interessadas em desenvolver soluções para treinamentos imersivos

As soluções devem integrar recursos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e vídeos 360°.

16/09/2025


Acqua Expert e G2 lançam solução para gestão de ETEs

Synapsis irá apoiar as operações com maior eficiência e dados confiáveis.

16/09/2025