A Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará passou a utilizar um VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado de asa fixa, equipado com câmeras RGB e multiespectral, para auxiliar na gestão dos recursos hídricos.
Por meio das imagens geradas, será possível auxiliar ações de fiscalização de uso dos recursos hídricos, além de obter informações para estudos de inspeções de barragens e até mesmo para o monitoramento qualitativo de reservatórios. A obtenção das imagens também pode contribuir nos processos de obtenção de outorgas e monitoramento quantitativo de barragens.

Para Glauter Coutinho, técnico da gerência de desenvolvimento operacional da Cogerh, o equipamento terá ampla utilidade no eixo de gestão dos recursos hídricos. “O drone será essencial para acompanhar e monitorar grandes áreas e estruturas hídricas complexas”, diz.

Técnicos da companhia realizaram treinamentos com o equipamento na última semana no CIM - Centro Integrado de Modelismo em Eusébio, CE. Além do drone VANT, os colaboradores aprenderam a manusear o software de operação do equipamento.



Mais Notícias HYDRO



Plataforma da Abdid reúne mais de 1600 projetos de infraestrutura

Setor de saneamento é um dos destaques do banco de dados.

07/12/2021


Bridgestone apresenta relatório de sustentabilidade na América Latina

Unidades apresentaram uma diminuição de 23,3% no consumo de água em 2020.

07/12/2021


Até R$ 19,7 bilhões do FGTS serão disponibilizados para obras de saneamento até 2025

Em 2022, financiamentos podem chegar a R$ 4,7 bilhões.

08/12/2021