A Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará passou a utilizar um VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado de asa fixa, equipado com câmeras RGB e multiespectral, para auxiliar na gestão dos recursos hídricos.
Por meio das imagens geradas, será possível auxiliar ações de fiscalização de uso dos recursos hídricos, além de obter informações para estudos de inspeções de barragens e até mesmo para o monitoramento qualitativo de reservatórios. A obtenção das imagens também pode contribuir nos processos de obtenção de outorgas e monitoramento quantitativo de barragens.
Para Glauter Coutinho, técnico da gerência de desenvolvimento operacional da Cogerh, o equipamento terá ampla utilidade no eixo de gestão dos recursos hídricos. “O drone será essencial para acompanhar e monitorar grandes áreas e estruturas hídricas complexas”, diz.
Técnicos da companhia realizaram treinamentos com o equipamento na última semana no CIM - Centro Integrado de Modelismo em Eusébio, CE. Além do drone VANT, os colaboradores aprenderam a manusear o software de operação do equipamento.
Mais Notícias HYDRO
Iniciativa reconhecerá ações em seis categorias, com premiação durante congresso em Fortaleza.
14/07/2026
Programa oferecerá consultoria e implantação assistida para empresas de oito estados.
14/07/2026
40 vagas estão disponíveis e matrículas vão até o dia 11 de agosto.
14/07/2026