A Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará passou a utilizar um VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado de asa fixa, equipado com câmeras RGB e multiespectral, para auxiliar na gestão dos recursos hídricos.
Por meio das imagens geradas, será possível auxiliar ações de fiscalização de uso dos recursos hídricos, além de obter informações para estudos de inspeções de barragens e até mesmo para o monitoramento qualitativo de reservatórios. A obtenção das imagens também pode contribuir nos processos de obtenção de outorgas e monitoramento quantitativo de barragens.

Para Glauter Coutinho, técnico da gerência de desenvolvimento operacional da Cogerh, o equipamento terá ampla utilidade no eixo de gestão dos recursos hídricos. “O drone será essencial para acompanhar e monitorar grandes áreas e estruturas hídricas complexas”, diz.

Técnicos da companhia realizaram treinamentos com o equipamento na última semana no CIM - Centro Integrado de Modelismo em Eusébio, CE. Além do drone VANT, os colaboradores aprenderam a manusear o software de operação do equipamento.



Mais Notícias HYDRO



Ultrassom e satélites reforçam combate às algas no rio Tietê

Projeto-piloto testa ondas ultrassônicas para conter florações; praias do reservatório também passarão a ser monitoradas por imagens de satélite.

16/06/2026


UFMG inaugura nova estrutura dedicada à vigilância ambiental, sanitária e à inovação tecnológica

Centro Vitas vai articular ensino, pesquisa, extensão e apoio técnico-científico em saneamento, saúde ambiental, recursos hídricos e sustentabilidade.

16/06/2026


IA prevê escassez hídrica e otimiza irrigação no campo

Plataforma utiliza sensores, imagens de satélite e modelos preditivos para antecipar a disponibilidade de água em mananciais.

16/06/2026