A Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará passou a utilizar um VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado de asa fixa, equipado com câmeras RGB e multiespectral, para auxiliar na gestão dos recursos hídricos.
Por meio das imagens geradas, será possível auxiliar ações de fiscalização de uso dos recursos hídricos, além de obter informações para estudos de inspeções de barragens e até mesmo para o monitoramento qualitativo de reservatórios. A obtenção das imagens também pode contribuir nos processos de obtenção de outorgas e monitoramento quantitativo de barragens.

Para Glauter Coutinho, técnico da gerência de desenvolvimento operacional da Cogerh, o equipamento terá ampla utilidade no eixo de gestão dos recursos hídricos. “O drone será essencial para acompanhar e monitorar grandes áreas e estruturas hídricas complexas”, diz.

Técnicos da companhia realizaram treinamentos com o equipamento na última semana no CIM - Centro Integrado de Modelismo em Eusébio, CE. Além do drone VANT, os colaboradores aprenderam a manusear o software de operação do equipamento.



Mais Notícias HYDRO




Enfil amplia atuação em O&M com contrato da Petrobras no Mato Grosso do Sul

Serviços serão executados em usina termelétrica em Três Lagoas.

12/02/2026


Programa Cisternas amplia acesso à água no Semiárido

Iniciativa garante captação e armazenamento de água para períodos de estiagem.

12/02/2026