O novo Marco Legal do Saneamento tem como principal objetivo estruturar um ambiente de segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade. A meta do Governo Federal é alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e coleta de esgoto. 

Como representante da cadeia produtiva do PVC, promovendo seu desenvolvimento competitivo, o Instituto Brasileiro do PVC percebe o novo marco legal do saneamento como uma oportunidade. Trata-se de um dos termoplásticos mais consumidos do mundo. O material está presente em cerca de 90% das tubulações de água e esgoto nas instalações prediais. Na infraestrutura, está em 85% das tubulações de água e 60% das tubulações de esgoto. Além da durabilidade, o PVC é reciclável, o que reforça ainda mais a opção como econômica, segura e sustentável.

O PVC pode ser usado em praticamente todo o ciclo do saneamento, desde a adução de água potável à coleta e despejo de dejetos. Nos ramais de adução de água e esgotamento sanitário as vantagens são significativas. O material não sofre corrosão e é 100% estanque, impedindo vazamentos ao longo do caminho de distribuição. Assim, gastos financeiros e impactos ambientais, como contaminação do solo e perda de água potável, são evitados. 

Outros benefícios ao saneamento básico são leveza, facilidade de manuseio e de instalação, conferindo agilidade ao projeto; reduz a necessidade de manutenção frequente porque evita o acúmulo de resíduos que possam interferir no transporte de água ou coleta de esgoto; além de ser 100% reciclável, 70% dos produtos de PVC têm longa vida, podendo chegar até 100 anos.

“Tudo isso representa uma imensa oportunidade para a cadeia produtiva do PVC, que vem se preparando para atender ao volume de demanda e à qualidade exigida, com base em inovação, que resultam em produtos eficientes e com excelente custo/benefício”, afirma Alexandre de Castro, presidente do Instituto Brasileiro do PVC.



Mais Notícias HYDRO



Unipar realiza cerimônia de entrega da modernização da fábrica de Cubatão

Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.

16/12/2025


Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025