A Atibaia Saneamento inaugurou na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Estoril um sistema de reciclagem interna de efluente tratado do desaguamento do lodo. Anteriormente esse recurso era devolvido ao Rio Atibaia após o tratamento e a empresa consumia cerca de 30 m³ diários de água potável nos processos de preparação de polímero e lavagem do decanter centrífugo.

Com capacidade de 200 L/s, a ETE Estoril utiliza tecnologia de lodos ativados por batelada sequencial e sistema de aeração por ar difuso. A estação está em fase de ampliação e modernização, que aumentará sua vazão para 300 L/s.

De acordo com Indiara Jogas, gerente operacional da Atibaia Saneamento, após passar por um adensador hidráulico, o lodo é submetido a um decanter com capacidade máxima de 12 m³/h. A separação sólido-líquido acontece no interior de um tambor rotante com formato cilindro/troncocônico, em cuja superfície interna se deposita a fase sólida, mais pesada, que é descarregada de maneira contínua pela rosca interna, enquanto a parte líquida retorna para a ETE. No produto que alimenta a máquina é adicionado um polieletrólito (polímero catiônico) com características específicas para melhorar a separação sólido/líquido.

Reutiliza-se o volume de 720 m³ para a preparação de polímero e 180 m³ para a lavagem do decanter centrífugo mensalmente. A água potável é fornecida pelo SAAE - Saneamento Ambiental Atibaia, empresa responsável pelo abastecimento de água no município, com quem a concessionária possui uma PPP - Parceria Público-Privada. O total investido no projeto foi de aproximadamente R$ 22 mil. O valor foi recuperado logo no primeiro mês após a execução do projeto, devido à economia de 78% no consumo de água potável.

O lodo desaguado com 20% de sólidos da ETE Estoril é destinado a uma empresa especializada em soluções ambientais, que faz a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos, transformando-os em adubos e fertilizantes ricos em nutrientes através do processo de compostagem.

A Atibaia Saneamento conta com mais quatro estações (Cerejeiras, Palmeiras e Jerônimo de Camargo I e II). Está em construção a ETE Caetetuba, que terá capacidade de tratar 70 L/s. Responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo 143 mil pessoas, a Atibia Saneamento faz parte da Iguá Saneamento desde 2017, controlada pela IG4 Capital, presente em 37 municípios brasileiros.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024