A fábrica da Syngenta em Paulínia, SP, formuladora e produtora de defensivos agrícolas, inaugurou uma estação de tratamento própria (EPAR) para gerar água de reúso, com capacidade de até 10 m3/h.

O investimento de US$ 6,1 milhões viabilizou a implantação de novas tecnologias para tratar 100% dos efluentes sanitários gerados nas instalações. Esta é a primeira unidade da Syngenta no mundo a implementar um projeto como esse, que poupará anualmente até 40 milhões de litros de água do sistema público, contribuindo assim para a sustentabilidade em uma região com histórico recorrente de escassez hídrica.

A unidade é abastecida pela Sabesp (cerca de 50% do total de água consumida) e complementada pela captação de água do Rio Atibaia, que é previamente tratada para uso industrial. A maior parte do consumo de água se destina à produção, limpeza e uso em sanitários.

O processo de tratamento da EPAR envolve o tratamento biológico dos efluentes em uma série de tanques (aeração, anóxico e anaeróbio), seguido pela ultrafiltração em membranas MBR e cloração ao final do processo. O sistema foi fornecido pela Gratt. A água de reúso visa à substituição de parte do consumo de água industrial.

A Syngenta emprega cerca de 2800 funcionários no Brasil, sendo 905 na unidade de Paulínia, onde fica a maior unidade do grupo na América Latina.

Segundo o Gerente de Meio Ambiente Ricardo Rizzo, a iniciativa se conecta aos compromissos assumidos pelo Plano de Agricultura Sustentável da companhia, dentre os quais a contribuição com a meta do Acordo de Paris sobre mudança climática, bem como o compromisso da SBTi de impedir um aumento da temperatura global acima de 1,5°C. Por meio do mesmo plano, a Syngenta se compromete a lançar duas tecnologias disruptivas a cada ano para auxiliar os produtores a enfrentar as mudanças climáticas.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025