Com o objetivo de desenvolver e implementar práticas inovadoras para reduzir o impacto ambiental da indústria nas dez categorias de produtos em que trabalha, a P&G cria em sua planta de Louveira, SP, o projeto Desalitech, que torna em água limpa 90% dos rejeitos provenientes de osmose e dos equipamentos de utilidades. Uma pequena parte dos rejeitos das osmoses de processo que não pode ser tratada é utilizada como água de descarga dos banheiros.

A fábrica também instalou um sistema com capacidade de mais de 1000 m3 de água da chuva para reduzir e, em períodos chuvosos, eliminar o consumo de água potável para descargas e mictórios. Em 2020 foi concluído outro projeto de coleta de água pluvial, diretamente do telhado do maior prédio construído na planta, para ser direcionada ao reservatório do sistema de combate a incêndio. Como resultado desses esforços, foi possível elevar a taxa de reúso de água de 5% em 2015 para 21% no último ano.

Na planta de Louveira existe um Comitê de Sustentabilidade que utiliza o poder da inclusão de todos os funcionários para garantir o consumo responsável e sustentável com tecnologias da indústria 4.0. Com o comitê, a companhia conseguiu importantes marcos para a fábrica, como a manutenção do programa Zero Aterro, em que, desde abril de 2016, nenhum resíduo da planta é enviado para aterros sanitários, utilizando-se somente técnicas sustentáveis e inovadoras no processo de tratamento desses resíduos. Os índices de reciclagem são acima de 98%. E com o sistema PDCA inovado pela junção da tecnologia digital SAM, também foi possível aumentar a eficiência de uso de energia e água.

“A sustentabilidade na P&G não é um movimento recente. Ela faz parte da nossa estratégia de negócios. Reconhecemos a conservação dos recursos naturais não só como vantagem competitiva no mercado, mas também como um compromisso com a nossa sociedade e o meio ambiente”, afirma Vitor Fernandes, diretor do Pilar de Sustentabilidade da P&G.

Essas ações foram fundamentais para a fábrica da P&G ser reconhecida em Louveira como a primeira indústria da cidade a atingir todas as métricas de sustentabilidade para receber o selo verde do município.



Mais Notícias HYDRO




Indústria de laticínios economiza mais de 100 mil litros de água por dia

Ações de uso racional e boas práticas reduzem consumo e desperdícios na UltraCheese.

14/09/2021


Produção de água é a aposta de consultoria ambiental contra a crise hídrica

Solução baseada em melhor absorção da chuva pelo solo tem custo 50% menor que as tradicionais represas.

14/09/2021