Com o objetivo de desenvolver e implementar práticas inovadoras para reduzir o impacto ambiental da indústria nas dez categorias de produtos em que trabalha, a P&G cria em sua planta de Louveira, SP, o projeto Desalitech, que torna em água limpa 90% dos rejeitos provenientes de osmose e dos equipamentos de utilidades. Uma pequena parte dos rejeitos das osmoses de processo que não pode ser tratada é utilizada como água de descarga dos banheiros.

A fábrica também instalou um sistema com capacidade de mais de 1000 m3 de água da chuva para reduzir e, em períodos chuvosos, eliminar o consumo de água potável para descargas e mictórios. Em 2020 foi concluído outro projeto de coleta de água pluvial, diretamente do telhado do maior prédio construído na planta, para ser direcionada ao reservatório do sistema de combate a incêndio. Como resultado desses esforços, foi possível elevar a taxa de reúso de água de 5% em 2015 para 21% no último ano.

Na planta de Louveira existe um Comitê de Sustentabilidade que utiliza o poder da inclusão de todos os funcionários para garantir o consumo responsável e sustentável com tecnologias da indústria 4.0. Com o comitê, a companhia conseguiu importantes marcos para a fábrica, como a manutenção do programa Zero Aterro, em que, desde abril de 2016, nenhum resíduo da planta é enviado para aterros sanitários, utilizando-se somente técnicas sustentáveis e inovadoras no processo de tratamento desses resíduos. Os índices de reciclagem são acima de 98%. E com o sistema PDCA inovado pela junção da tecnologia digital SAM, também foi possível aumentar a eficiência de uso de energia e água.

“A sustentabilidade na P&G não é um movimento recente. Ela faz parte da nossa estratégia de negócios. Reconhecemos a conservação dos recursos naturais não só como vantagem competitiva no mercado, mas também como um compromisso com a nossa sociedade e o meio ambiente”, afirma Vitor Fernandes, diretor do Pilar de Sustentabilidade da P&G.

Essas ações foram fundamentais para a fábrica da P&G ser reconhecida em Louveira como a primeira indústria da cidade a atingir todas as métricas de sustentabilidade para receber o selo verde do município.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025