Com sede em Governador Valadares, MG, a Antares Reciclagem é especializada no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para reciclagem e reaproveitamento de resíduos industriais, de forma ecológica e economicamente viável. “Ao neutralizar o ácido em uma estação de tratamento, o usuário utiliza um produto químico que, além de mais oneroso, pode acarretar perdas de material e geração de lodo”, afirma Almir dos Santos Trindade, diretor da Antares Reciclagem.

Mensalmente, a companhia processa cerca de 3 mil toneladas de resíduos. Os principais segmentos atendidos são indústrias metalúrgicas, principalmente as que atuam com galvanoplastia, e fabricantes de produtos químicos. Para dar conta da demanda, a Antares oferece serviços de destinação e reciclagem de ácidos sulfúrico, clorídrico e nítrico, além do tratamento de sodas utilizadas principalmente em processos de decapagem. Todos os produtos são customizados de acordo com a necessidade do cliente.

“Quando fechamos um negócio, vamos até o contratante e coletamos uma amostra do ácido para realizar ensaios de tratabilidade. Posteriormente, traçamos uma rota para a reciclagem do produto e enviamos uma proposta, um processo que leva no máximo 30 dias”, explica o diretor.

No caso de grandes empresas, a Antares disponibiliza uma base dentro do próprio contratante com área de armazenamento e carregamento. Quando não é possível reciclar, a solução proposta costuma ser a neutralização do material e posterior destinação final em aterros controlados. “Cerca de 40% dos ácidos que testamos não podem ser reciclados”, diz Trindade.

Dos elementos reaproveitados, quase todos são utilizados na concepção de novos produtos. Um exemplo é o EcoÁcido, regulador de pH aplicado no tratamento de efluentes, produção de etanol e fabricação de sulfatos.

“Um de nossos grandes diferenciais é a união da academia com o mercado. Temos convênios com diversas instituições de ensino e muitos funcionários são oriundos dessa parceria, que também nos auxiliam com pesquisas”, lembra Trindade.

Com 15 bases de reciclagem e 23 de captação espalhadas pelo Brasil, a Antares conta com aproximadamente 21 caminhões com tanques especiais para coleta.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024