Com sede em Governador Valadares, MG, a Antares Reciclagem é especializada no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para reciclagem e reaproveitamento de resíduos industriais, de forma ecológica e economicamente viável. “Ao neutralizar o ácido em uma estação de tratamento, o usuário utiliza um produto químico que, além de mais oneroso, pode acarretar perdas de material e geração de lodo”, afirma Almir dos Santos Trindade, diretor da Antares Reciclagem.

Mensalmente, a companhia processa cerca de 3 mil toneladas de resíduos. Os principais segmentos atendidos são indústrias metalúrgicas, principalmente as que atuam com galvanoplastia, e fabricantes de produtos químicos. Para dar conta da demanda, a Antares oferece serviços de destinação e reciclagem de ácidos sulfúrico, clorídrico e nítrico, além do tratamento de sodas utilizadas principalmente em processos de decapagem. Todos os produtos são customizados de acordo com a necessidade do cliente.

“Quando fechamos um negócio, vamos até o contratante e coletamos uma amostra do ácido para realizar ensaios de tratabilidade. Posteriormente, traçamos uma rota para a reciclagem do produto e enviamos uma proposta, um processo que leva no máximo 30 dias”, explica o diretor.

No caso de grandes empresas, a Antares disponibiliza uma base dentro do próprio contratante com área de armazenamento e carregamento. Quando não é possível reciclar, a solução proposta costuma ser a neutralização do material e posterior destinação final em aterros controlados. “Cerca de 40% dos ácidos que testamos não podem ser reciclados”, diz Trindade.

Dos elementos reaproveitados, quase todos são utilizados na concepção de novos produtos. Um exemplo é o EcoÁcido, regulador de pH aplicado no tratamento de efluentes, produção de etanol e fabricação de sulfatos.

“Um de nossos grandes diferenciais é a união da academia com o mercado. Temos convênios com diversas instituições de ensino e muitos funcionários são oriundos dessa parceria, que também nos auxiliam com pesquisas”, lembra Trindade.

Com 15 bases de reciclagem e 23 de captação espalhadas pelo Brasil, a Antares conta com aproximadamente 21 caminhões com tanques especiais para coleta.



Mais Notícias HYDRO



Projeto do Museu Água em São Paulo está aberto para patrocinadores

Empresas apoiadoras podem usar leis de incentivo fiscal.

22/06/2021


Tigre aposta em saneamento com oferta de estação de tratamento de esgoto unifamiliar

Solução reduz o custo de implantação em 40% e de operação em 30% comparado ao conceito tradicional.

22/06/2021


Sabesp automatiza processo de pesagem

Com as soluções da Toledo, há melhor controle da entrada e saída dos materiais, em especial de produtos químicos.

22/06/2021