Dois anos depois de instalada na Baía Norte, em Florianópolis, a URA - Unidade de Recuperação Ambiental contabiliza mais de 7 bilhões de litros de esgoto tratado que deixaram de contaminar o mar. Devido à etapa inicial de gradeamento, a URA também reteve 667 toneladas de resíduos sólidos, o equivalente a 95 caminhões de lixo que deixaram de ser despejados.

“Celebramos e lamentamos, ao mesmo tempo, os excelentes resultados da URA, pois eles demonstram que o sistema de esgoto da região ainda não é usado de forma adequada”, diz o Superintendente Regional Metropolitano da Casan, Joel Horstmann. “O Programa Se Liga na Rede infelizmente ainda constata alto grau de irregularidade nos imóveis, especialmente nos prédios”, complementa.

Financiado pela companhia, o Se Liga na Rede é uma parceria com a Prefeitura Municipal para regularizar as instalações hidrossanitárias da cidade. “Os dados reforçam o processo de despoluição de uma área contaminada há mais de 50 anos”, diz o Diretor de Operação e Expansão, Fábio Krieger. “A Unidade de Recuperação, monitorada e ajustada permanentemente, não visa somente contribuir com as condições da água da baía, mas objetiva promover a melhoria da qualidade ambiental e da vida de quem mora e frequenta a região. A redução da carga de esgoto e do lixo sólido que eram lançados no mar e a sensível redução do mau cheiro têm contribuído para um maior uso da Beira-Mar”, complementa o engenheiro.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025