Dois anos depois de instalada na Baía Norte, em Florianópolis, a URA - Unidade de Recuperação Ambiental contabiliza mais de 7 bilhões de litros de esgoto tratado que deixaram de contaminar o mar. Devido à etapa inicial de gradeamento, a URA também reteve 667 toneladas de resíduos sólidos, o equivalente a 95 caminhões de lixo que deixaram de ser despejados.

“Celebramos e lamentamos, ao mesmo tempo, os excelentes resultados da URA, pois eles demonstram que o sistema de esgoto da região ainda não é usado de forma adequada”, diz o Superintendente Regional Metropolitano da Casan, Joel Horstmann. “O Programa Se Liga na Rede infelizmente ainda constata alto grau de irregularidade nos imóveis, especialmente nos prédios”, complementa.

Financiado pela companhia, o Se Liga na Rede é uma parceria com a Prefeitura Municipal para regularizar as instalações hidrossanitárias da cidade. “Os dados reforçam o processo de despoluição de uma área contaminada há mais de 50 anos”, diz o Diretor de Operação e Expansão, Fábio Krieger. “A Unidade de Recuperação, monitorada e ajustada permanentemente, não visa somente contribuir com as condições da água da baía, mas objetiva promover a melhoria da qualidade ambiental e da vida de quem mora e frequenta a região. A redução da carga de esgoto e do lixo sólido que eram lançados no mar e a sensível redução do mau cheiro têm contribuído para um maior uso da Beira-Mar”, complementa o engenheiro.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024