A Saneouro, consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil, MIP e EPC, desde 2020 responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cidade histórica mineira de Ouro Preto, MG, com 74 mil habitantes, vem realizando uma série de manutenções nos reservatórios de água com o objetivo de diminuir as perdas no sistema e garantir a segurança e estabilidade hídrica.

Além da universalização dos serviços, que atendem hoje 88% dos moradores com água potável, coletam o esgoto de 67% e tratam apenas 0,7%, outro compromisso da concessionária é o de sanar o problema da intermitência no abastecimento, agravado pela ausência de medição de consumo de água da população, e redução do volume de perdas, hoje estimado em 50%.

São diversas ações que tiveram início em 2020 e que ainda estão em andamento. “Contratamos uma empresa especializada para a recuperação das estruturas dos reservatórios que apresentavam maior vazamento. A perda era muito grande devido às condições das estruturas, que são antigas e não receberam a manutenção adequada ao longo dos anos. Por não termos ainda macromedições, não conseguimos medir o volume exato, mas estimamos uma redução aproximada de 10 L/s de água, ou seja, são 864 mil L/dia que estamos deixando de jogar fora”, enfatiza o coordenador de operações, Denis Monteiro.

Outra ação é a limpeza e desinfecção dos reservatórios. Foi elaborado um cronograma e esta ação passa a ser contínua dentro da operação da Saneouro. O trabalho gera mais segurança na qualidade da água distribuída à população. “A reservação da água é um processo muito importante. Com o tempo, pode ocorrer a deposição de partículas e incrustações nas estruturas. É fundamental a regularidade da limpeza e pelo mesmo motivo que sempre destacamos a importância de o morador também lavar suas caixas d’água”, explica Bianca Santiago, encarregada de produção.



Mais Notícias HYDRO



Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025


Torres, RS, avança rumo à universalização do saneamento com tratamento terciário em ETE

Com R$ 44 milhões em investimentos, Torres, RS, deverá ser a primeira cidade do litoral gaúcho a ter 100% de esgoto tratado.

09/12/2025