A Neoenergia, empresa de geração de energia, recuperou 128 nascentes de rios na região da sua Usina Teles Pires, localizada entre o Pará e Mato Grosso. O projeto, que contou com investimento de R$ 1,6 milhão com a parceria com BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, também revitalizou quatro áreas de percurso dos rios, contribuindo para melhoria do fluxo e qualidade da bacia hidrográfica local.

“Nosso objetivo é trazer para a sociedade melhoria na quantidade e qualidade da água na região e, para o meio ambiente, preservação e apoio ecológico. Durante as etapas de recuperação, realizamos o plantio de espécies nativas, produzidas pelo Viveiro da UHE Teles Pires, com o objetivo de proteger o entorno para que haja a conservação das nascentes. Acreditamos que iniciativas como essa façam a diferença e incluímos a comunidade local em todo o processo, motivando esse engajamento e conscientização”, conta Amarildo Canali, responsável na área Ambiental da UHE Teles Pires.

O projeto teve início em 2018 e contou com o apoio e conhecimento de moradores da região, capacitando turmas para o trabalho de recuperação e cuidados com o meio ambiente. As nascentes mapeadas recebem cercamento adequado, plantio e manutenção, sempre acompanhado dos técnicos responsáveis por cada localidade. Os próximos cinco anos serão de manutenção e inspeções para que a vegetação se consolide e mantenha a proteção esperada, sem risco de rompimento ou destruição dos espaços restaurados.

A recuperação do ambiente proporciona mais qualidade e aumento do fluxo da água, evitando erosões e sufocamento no solo. O benefício possibilita continuidade prolongada ao fornecimento de água para as famílias e propriedades vizinhas, bem como o abastecimento de rios e córregos, alimentados por estas nascentes.

Além deste projeto, a Neoenergia também estuda apoio à recuperação de novas nascentes próximas à Usina de Itapebi, BA, local onde foi iniciada, em 2020, uma iniciativa semelhante à Usina de Teles Pires. Atualmente, a fase em que se encontra é a de elaboração do projeto de recuperação de nascente no município de Itagimirim, BA, além disso se estuda a doação de insumos necessários para viabilizar a realização projeto em parceria com instituições locais.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025