A Neoenergia, empresa de geração de energia, recuperou 128 nascentes de rios na região da sua Usina Teles Pires, localizada entre o Pará e Mato Grosso. O projeto, que contou com investimento de R$ 1,6 milhão com a parceria com BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, também revitalizou quatro áreas de percurso dos rios, contribuindo para melhoria do fluxo e qualidade da bacia hidrográfica local.

“Nosso objetivo é trazer para a sociedade melhoria na quantidade e qualidade da água na região e, para o meio ambiente, preservação e apoio ecológico. Durante as etapas de recuperação, realizamos o plantio de espécies nativas, produzidas pelo Viveiro da UHE Teles Pires, com o objetivo de proteger o entorno para que haja a conservação das nascentes. Acreditamos que iniciativas como essa façam a diferença e incluímos a comunidade local em todo o processo, motivando esse engajamento e conscientização”, conta Amarildo Canali, responsável na área Ambiental da UHE Teles Pires.

O projeto teve início em 2018 e contou com o apoio e conhecimento de moradores da região, capacitando turmas para o trabalho de recuperação e cuidados com o meio ambiente. As nascentes mapeadas recebem cercamento adequado, plantio e manutenção, sempre acompanhado dos técnicos responsáveis por cada localidade. Os próximos cinco anos serão de manutenção e inspeções para que a vegetação se consolide e mantenha a proteção esperada, sem risco de rompimento ou destruição dos espaços restaurados.

A recuperação do ambiente proporciona mais qualidade e aumento do fluxo da água, evitando erosões e sufocamento no solo. O benefício possibilita continuidade prolongada ao fornecimento de água para as famílias e propriedades vizinhas, bem como o abastecimento de rios e córregos, alimentados por estas nascentes.

Além deste projeto, a Neoenergia também estuda apoio à recuperação de novas nascentes próximas à Usina de Itapebi, BA, local onde foi iniciada, em 2020, uma iniciativa semelhante à Usina de Teles Pires. Atualmente, a fase em que se encontra é a de elaboração do projeto de recuperação de nascente no município de Itagimirim, BA, além disso se estuda a doação de insumos necessários para viabilizar a realização projeto em parceria com instituições locais.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021