Para aproveitar ao máximo e da melhor maneira todos os subprodutos gerados no processamento da cana-de-açúcar, a BP Bunge Bioenergia ampliou de 27,5 mil hectares para 78,4 mil hectares a área beneficiada pela fertirrigação localizada com vinhaça, um avanço de 185% entre 2019 e 2020.

Rica em nutrientes, com destaque para o potássio, a vinhaça é aproveitada na cultura da cana-de-açúcar, permitindo a adubação orgânica das plantas, o que reduz ou até elimina a necessidade do uso de adubos químicos na lavoura. Além disso, o uso permite o reaproveitamento da água que está em sua composição na irrigação das plantações, especialmente no período inicial de seu crescimento.

“Para obter esse resultado tão expressivo, de aumento de quase 200% de área atendida pela fertirrigação localizada com vinhaça, a BP Bunge realizou investimentos significativos na sua estrutura de transporte da vinhaça entre as usinas e as lavouras. Também foi necessário investir em equipamentos e na gestão planejada da aplicação localizada”, explica Rogério Bremm, diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia.

A companhia tem o objetivo de reduzir por completo a dependência da adubação mineral de suas lavouras de cana-de-açúcar, adotando a adubação orgânica por vinhaça. Atualmente, três das 11 unidades da empresa estão próximas de atingir 100% de suas áreas próprias adubadas com o uso da vinhaça localizada. Mas a técnica é empregada em outras seis unidades da BP Bunge Bioenergia.

Apenas duas unidades da companhia não utilizam vinhaça localizada, pois se dedicam à produção de etanol e, por isso, a vinhaça produzida tem uma concentração menor de potássio inviabilizando seu transporte para aplicação in natura. Nessas unidades, 100% da vinhaça é destinada para o sistema de fertirrigação convencional via aspersão, diluída em água.

Além da fertirrigação localizada, a vinhaça é também aproveitada em unidades da BP Bunge Bioenergia diluída em água, em aplicações por aspersão. No total, 71 mil hectares de lavoura de cana-de-açúcar da companhia são beneficiados por esse processo. Ao final, entre fertirrigação localizada e aplicações de vinhaça por aspersão, cerca de 150 mil hectares são tratados e beneficiados com o subproduto nas lavouras próprias da empresa.



Mais Notícias HYDRO



Londrina terá a segunda unidade de secagem térmica de lodo

Obra tem cerca de R$ 60 milhões de investimentos na redução do lodo e do biogás.

16/09/2025


Copasa abre inscrições para empresas interessadas em desenvolver soluções para treinamentos imersivos

As soluções devem integrar recursos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e vídeos 360°.

16/09/2025


Acqua Expert e G2 lançam solução para gestão de ETEs

Synapsis irá apoiar as operações com maior eficiência e dados confiáveis.

16/09/2025