A fábrica do BMW Group do Brasil em Araquari, SC, é um exemplo da sustentabilidade incentivada pelo grupo. Além de manter um constante monitoramento da flora e fauna que rodeiam o terreno onde se localiza, há diversos projetos de redução de energia, água e de emissão de resíduos para descarte. Desde o início da produção, em 2016, já foi reduzido em 33% o consumo de energia, 41% o consumo de água e em 87% os resíduos para descarte.

“Investir em ações sustentáveis faz parte do nosso DNA. Desde o início da operação da fábrica buscamos fazer uma série de melhorias que fossem eficientes, tanto para a produção quanto para o meio ambiente”, diz Vivaldo Chaves, Diretor de Infraestrutura do BMW Group Brasil.

Toda a água utilizada na planta catarinense é captada de poços e rios, destinada a processos específicos de produção, como pintura e teste de estanqueidade. “Também usamos água no refeitório e nos banheiros. Temos a produção de água potável para consumo humano com todos os parâmetros da legislação aplicável cobertos. Como parte das melhorias adotadas na fábrica, fizemos ajustes nos processos de monitoramento do consumo, instalamos equipamentos mais eficientes e otimizamos sistemas descentralizados de reúso”, diz.

Para tratamento de efluentes, a empresa conta com uma ETE - estação de tratamento físico-químico de efluentes, instalada no processo de pintura. Para efluentes domésticos (banheiros, refeitórios etc.), há uma ETE de lodos ativados. “Além disso, contamos com um sistema de osmose reversa na central de abastecimento, que atualmente alimenta o processo de pintura com água deionizada”, diz.

A água de reúso é aproveitada em processos industriais de resfriamento, testes de estanqueidade e lavagem de veículos. A fábrica tem a meta de produzir 10 mil veículos em 2021, um aumento de 10% em relação ao ano passado.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024