Uma demonstração prática da solução que utiliza IA - inteligência artificial para gerenciar e combater as perdas de água será o foco do webinar O dia a dia no combate às perdas de água com o SmartAcqua, que será realizado no dia 10 de março, às 16 horas. O evento é gratuito e será conduzido por Hélio Samora e Enéas Ripoli, respectivamente CEO e CTO da SmartAcqua Solutions, empresa da qual são sócio-fundadores. Os interessados devem se inscrever através do link: http://bit.ly/SmartAqua.

Samora destaca a importância de as empresas de saneamento básico darem mais atenção à questão das perdas de água, principalmente por conta da pandemia e da consequente necessidade de levar o abastecimento ao maior número de pessoas, ao mesmo tempo em que se preservam os mananciais hídricos.  O executivo explica que o mais recente levantamento feito pelo Serviço Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS - 2019) constata que mais da metade de toda água potável produzida por ano no Brasil é perdida por falta de uma gestão eficiente. “É viável economicamente reduzir essas perdas, que são da ordem de 51% atualmente, para 34% até 2023 conforme as metas do Plansab. Neste webinar, vamos apresentar algumas das funcionalidades do SmartAcqua desenvolvidas especificamente para auxiliar as empresas de saneamento a identificar onde e por que essas perdas ocorrem e formas de reduzi-las”, salienta.

Através de informações comerciais e operacionais, e utilizando-se de algoritmos de aprendizagem de máquina e inteligência artificial, a solução indica onde estão as perdas e identifica o potencial de recuperação através de mapas de calor, relatórios gerenciais, ordens de serviços, balanço hídrico, planejamento estratégico, etc.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025