Uma demonstração prática da solução que utiliza IA - inteligência artificial para gerenciar e combater as perdas de água será o foco do webinar O dia a dia no combate às perdas de água com o SmartAcqua, que será realizado no dia 10 de março, às 16 horas. O evento é gratuito e será conduzido por Hélio Samora e Enéas Ripoli, respectivamente CEO e CTO da SmartAcqua Solutions, empresa da qual são sócio-fundadores. Os interessados devem se inscrever através do link: http://bit.ly/SmartAqua.

Samora destaca a importância de as empresas de saneamento básico darem mais atenção à questão das perdas de água, principalmente por conta da pandemia e da consequente necessidade de levar o abastecimento ao maior número de pessoas, ao mesmo tempo em que se preservam os mananciais hídricos.  O executivo explica que o mais recente levantamento feito pelo Serviço Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS - 2019) constata que mais da metade de toda água potável produzida por ano no Brasil é perdida por falta de uma gestão eficiente. “É viável economicamente reduzir essas perdas, que são da ordem de 51% atualmente, para 34% até 2023 conforme as metas do Plansab. Neste webinar, vamos apresentar algumas das funcionalidades do SmartAcqua desenvolvidas especificamente para auxiliar as empresas de saneamento a identificar onde e por que essas perdas ocorrem e formas de reduzi-las”, salienta.

Através de informações comerciais e operacionais, e utilizando-se de algoritmos de aprendizagem de máquina e inteligência artificial, a solução indica onde estão as perdas e identifica o potencial de recuperação através de mapas de calor, relatórios gerenciais, ordens de serviços, balanço hídrico, planejamento estratégico, etc.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021