A Sanepar está realizando estudos de aplicação da tecnologia de nanobolhas para melhorar a qualidade da água das lagoas do Passeio Público, de Curitiba, PR. O processo faz parte de um projeto de inovação realizado pela companhia, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e com a Best Ambiental, empresa licenciada para trabalhar com essa tecnologia.

A água da lagoa do Passeio Público é captada, filtrada e recebe a aplicação de nanobolhas num contêiner. Depois, essa água tratada volta para a lagoa e dá continuidade ao processo, uma vez que as nanobolhas atuam durante longos períodos, deixando a água limpa.

As nanobolhas possuem o tamanho de um milionésimo de milímetro e, portanto, não podem ser vistas a olho nu. Por terem tamanho reduzido, elas concentram e estabilizam alto volume de oxigênio no meio líquido por dias. Essa atuação remove altas taxas de matéria orgânica, bactérias, vírus, fungos e algas. O sistema dispensa o uso de aditivos químicos, pois utiliza como insumos apenas ar e energia elétrica, não gerando resíduos impactantes no meio ambiente.

Os estudos com a aplicação de nanobolhas serão realizados no Passeio Público durante quatro meses. Após esse período, a companhia fará a avaliação desta tecnologia também em sistemas de tratamento de esgoto.



Mais Notícias HYDRO



Probig aposta em raspadores não metálicos e consolida presença no mercado brasileiro

Representada no Brasil pela Naest, empresa austríaca projeta crescimento no setor industrial e público.

08/07/2025


Motobombas garantem eficiência em sistemas de bypass para esgoto

Equipamentos da Atlas Copco auxiliam na manutenção de redes com segurança e agilidade.

08/07/2025


Tingimento sustentável reduz consumo de água na indústria têxtil

Coloração está entre os processos mais poluentes do setor.

08/07/2025