A FCI, empresa especializada na fabricação de desmoldantes e produtos anticorrosivos, de Barueri, SP, desenvolveu para a Vantare, fabricante de reservatórios modulares de PRFV - plástico reforçado com fibras de vidro, um revestimento próprio para tanques que armazenam água potável. Denominado Ycon CS Acqua, o produto possui o laudo de inocuidade, conforme exigência da Portaria de Consolidação nº 5, do Ministério da Saúde.

“Os testes foram conduzidos pela Newtech, laboratório acreditado pelo Inmetro, e a aprovação se deu logo na primeira rodada de ensaios”, observa Renato Ferrara, gerente técnico da FCI.

À base de resina isoftálica, a novidade caracteriza-se pelos elevados índices de resistência (mecânica e química), aderência e elasticidade. “Depois de aplicado, o Ycon CS Acqua promove um filme de alta espessura e totalmente inerte em contato com a água”, detalha, lembrando que o produto é indicado para a proteção não só de substratos de compósitos, mas também de concreto, aço-carbono e aço inox.

A Vantare aplicou 0,5 mm de Ycon CS Acqua nas faces internas das placas de um reservatório de 12 m de diâmetro, 12 m de altura e capacidade para armazenar 1400 m³ de água potável. Por serem modulares (as placas de compósitos são fabricadas pelo processo de infusão), os reservatórios são mais leves e, portanto, mais fáceis de transportar.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026