A edição de fevereiro de 2021 da Revista Exame traz a lista de 50 empresas que têm um futuro promissor na próxima década, unindo inovação com impacto social. A escolha das startups foi feita baseada na opinião de cinco especialistas no ecossistema empreendedor brasileiro – desde gestores de fundos até conselheiros de empresas de tecnologia. A Stattus4 foi escolhida na categoria “Energia, água e utilidade pública”. De acordo com os especialistas ouvidos, a empresa tem grande potencial de crescimento dado o novo marco legal do saneamento.

Fundada em 2015, a Stattus4, de Sorocaba, SP, fornece soluções para localização de vazamentos de água em tubulações. A criação da Stattus4 coincidiu com a crise hídrica no estado, em 2014. De acordo com Marília Marcondes, presidente e fundadora, a crise conscientizou gestores públicos sobre a segurança hídrica.

A startup desenvolveu o 4Fluid, um equipamento móvel composto por um coletor com haste, aplicativo e dashboard, que coleta os dados no campo através de sensores IoT e inteligência artificial. Aponta se há um possível vazamento no local e envia a informação para o painel de gestão. “Com o 4Fluid os gestores podem acompanhar a equipe de campo, focar o serviço especializado nos locais que realmente há vazamentos e visualizar relatórios gerenciais”, diz Marília.

A startup também está desenvolvendo um modelo fixo, para analisar perdas reais (vazamentos) e aparentes (fraudes, ligações clandestinas, hidrômetros danificados, etc.). Neste caso, o sensor fixo realiza a coleta de dados de vibração, consumo e pressão.

Nos últimos quatro anos, a Stattus4 aumentou o faturamento em 400% ao fechar contrato com prefeituras e empresas de água e esgoto. Hoje, a startup atende 100 cidades em São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



Sanepar e GS Inima avançam em parceria para projetos de reúso de água e tratamento de efluentes

Ato de assinatura marca avanço no chamamento público voltado à inovação e à economia circular no saneamento.

03/11/2026


Semil divulga os premiados da 2ª edição do Prêmio SP Carbono Zero

Seleção pública para votação de categoria especial vai até o dia 30 de novembro.

03/11/2026


Recursos hídricos: coalizão pede padronização de dados para ampliar transparência

Nota Técnica aponta várias lacunas na divulgação de informações sobre fiscalização por parte dos órgãos ambientais estaduais.

03/11/2026