A edição de fevereiro de 2021 da Revista Exame traz a lista de 50 empresas que têm um futuro promissor na próxima década, unindo inovação com impacto social. A escolha das startups foi feita baseada na opinião de cinco especialistas no ecossistema empreendedor brasileiro – desde gestores de fundos até conselheiros de empresas de tecnologia. A Stattus4 foi escolhida na categoria “Energia, água e utilidade pública”. De acordo com os especialistas ouvidos, a empresa tem grande potencial de crescimento dado o novo marco legal do saneamento.

Fundada em 2015, a Stattus4, de Sorocaba, SP, fornece soluções para localização de vazamentos de água em tubulações. A criação da Stattus4 coincidiu com a crise hídrica no estado, em 2014. De acordo com Marília Marcondes, presidente e fundadora, a crise conscientizou gestores públicos sobre a segurança hídrica.

A startup desenvolveu o 4Fluid, um equipamento móvel composto por um coletor com haste, aplicativo e dashboard, que coleta os dados no campo através de sensores IoT e inteligência artificial. Aponta se há um possível vazamento no local e envia a informação para o painel de gestão. “Com o 4Fluid os gestores podem acompanhar a equipe de campo, focar o serviço especializado nos locais que realmente há vazamentos e visualizar relatórios gerenciais”, diz Marília.

A startup também está desenvolvendo um modelo fixo, para analisar perdas reais (vazamentos) e aparentes (fraudes, ligações clandestinas, hidrômetros danificados, etc.). Neste caso, o sensor fixo realiza a coleta de dados de vibração, consumo e pressão.

Nos últimos quatro anos, a Stattus4 aumentou o faturamento em 400% ao fechar contrato com prefeituras e empresas de água e esgoto. Hoje, a startup atende 100 cidades em São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



Ambipar adquire AFC, empresa de gestão de resíduos industriais

Compra faz parte do plano de ampliação da presença no Norte e Nordeste.

02/03/2021


Atlas Irrigação atualiza área irrigada total no Brasil em 8,2 milhões de hectares

Desse total, 35,5% é fertirrigada com água de reúso.

02/03/2021


Novo Rio Pinheiros conecta mais de 500 mil pessoas à rede de esgoto

Programa prevê despoluição do rio até dezembro de 2022.

02/03/2021