Até o dia 18 de fevereiro estarão abertas as inscrições para 243 vagas para o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). As inscrições devem ser realizadas pelo site da Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira, SP, instituição coordenadora do mestrado, que conta com a participação de outras 13 universidades públicas. O curso tem 24 meses de duração e utiliza ensino remoto emergencial para realização das atividades acadêmicas e tecnologias de educação a distância (EaD), enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.

Criado e fomentado pela ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, desde 2015 o ProfÁgua vem formando, em todas as regiões do país, profissionais nas diversas temáticas que envolvem os recursos hídricos. Com o mestrado, o intuito é qualificar esse público para lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil.

A ANA já investiu um pouco mais de R$ 7,3 milhões para o funcionamento do curso, através do repasse de recursos para a Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que avaliou o mestrado com a nota 4 – a maior para novos cursos. Hoje já existem mais de 250 profissionais com mestrado pelo ProfÁgua e outros 300 estão com seus projetos de pesquisa em andamento.

Os interessados deverão apresentar proposta de projeto de pesquisa que seja aderente a uma ou mais linhas de pesquisa do mestrado: Instrumentos da Política de Recursos Hídricos, além de Regulação e Governança de Recursos Hídricos. Os projetos devem seguir as normas do edital para o processo seletivo, que será realizado por cada uma das 14 universidades públicas que oferecem o mestrado profissional este ano.

As matrículas estão previstas para 18 e 19 de março e as aulas começarão a partir de 22 de março.



Mais Notícias HYDRO



Ambipar adquire AFC, empresa de gestão de resíduos industriais

Compra faz parte do plano de ampliação da presença no Norte e Nordeste.

02/03/2021


Atlas Irrigação atualiza área irrigada total no Brasil em 8,2 milhões de hectares

Desse total, 35,5% é fertirrigada com água de reúso.

02/03/2021


Novo Rio Pinheiros conecta mais de 500 mil pessoas à rede de esgoto

Programa prevê despoluição do rio até dezembro de 2022.

02/03/2021