A Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial financiou e apoiou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que vai ajudar a evitar tragédias com acidentes em barragens. Trata-se de um sistema inteligente de monitoramento que automatiza o gerenciamento da operação e manutenção, o que torna o processo mais confiável, facilitando a tomada de decisões. O projeto é uma parceria da empresa Dona Francisca Energética com a Unidade Embrapii - Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados.

O sistema, totalmente digital, está instalado na barragem da usina Hidrelétrica de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, e monitora 24 horas por dia as condições de segurança da área alagada da usina. Para que isso fosse possível, sensores foram instalados na barragem e imagens feitas por drones mostram em tempo real como a estrutura se comporta de acordo com mudanças em fatores hidrológicos e climáticos.

O sistema inteligente também acompanha mudanças em condições externas como clima, nível do lago, temperatura e umidade do solo, o que contribui para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar acidentes e aumentar a segurança das pessoas que vivem nas margens do Rio Jacuí.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024