A Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial financiou e apoiou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que vai ajudar a evitar tragédias com acidentes em barragens. Trata-se de um sistema inteligente de monitoramento que automatiza o gerenciamento da operação e manutenção, o que torna o processo mais confiável, facilitando a tomada de decisões. O projeto é uma parceria da empresa Dona Francisca Energética com a Unidade Embrapii - Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados.

O sistema, totalmente digital, está instalado na barragem da usina Hidrelétrica de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, e monitora 24 horas por dia as condições de segurança da área alagada da usina. Para que isso fosse possível, sensores foram instalados na barragem e imagens feitas por drones mostram em tempo real como a estrutura se comporta de acordo com mudanças em fatores hidrológicos e climáticos.

O sistema inteligente também acompanha mudanças em condições externas como clima, nível do lago, temperatura e umidade do solo, o que contribui para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar acidentes e aumentar a segurança das pessoas que vivem nas margens do Rio Jacuí.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026