A Sabesp certificou mais cinco de suas ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto com o selo de Sustentáveis, totalizando em 2020 seis unidades certificadas entre as 18 inseridas atualmente no Programa ETEs Sustentáveis, criado pela companhia para desenvolver e disseminar a cultura da sustentabilidade. A iniciativa estimula a adoção de ações para aprimorar a gestão operacional e o desempenho ambiental das unidades que tratam esgoto, promovendo o aproveitamento dos subprodutos gerados no processo (biogás, lodo e efluente).

Criado em 2019, o programa mantém um sistema de certificação organizado em três níveis de evolução, avaliados com base em critérios específicos a serem alcançados pelas estações de tratamento de esgotos. Para obter o Nível 1, a ETE deverá ter equacionado e implantado soluções para a destinação do lodo, do efluente e dos gases gerados pelo tratamento. O Nível 2 é alcançado quando a ETE, além de atender a exigências do Nível 1, adota ações de eficiência e geração energética ou a venda de algum produto gerado a partir das soluções implementadas. Já o Nível 3 requer o atendimento das três condições simultaneamente: usos benéficos para o lodo, gases e efluentes, a eficiência e geração energética mais a venda de produtos para utilização no mercado.

Além das ETEs certificadas, as outras 12 estações de tratamento de esgoto já fazem parte do programa e estão desenvolvendo uma série de ações e melhorias em seus processos.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025