Um terreno na cidade de São Paulo contaminado por organoclorados, devido a sua antiga atividade industrial (fábrica de radiadores), foi vendido para a construção de um conjunto habitacional. Conforme legislação vigente, para que a construção ocorra, se faz necessária a remediação da área.

Para a remediação dos 80 m² contaminados no interior do terreno, foram avaliadas algumas tecnologias químicas e biológicas. Foi escolhida a solução da Superbac, desenvolvedora de soluções biotecnológicas de alta performance.

Yael Baptista, analista técnica da área de O&G da Superbac, explica que a solução desenvolvida pela empresa é composta por um consórcio de bactérias e nutrientes que aceleram mudanças geoquímicas do meio e viabilizam a biodegradação dos contaminantes. Antes de cada aplicação do biorremediador na área contaminada, foram realizados monitoramentos ambientais que consistiram em análises do solo e da água subterrânea para avaliação da eficiência do processo. Esses monitoramentos compreendem análises da concentração dos contaminantes a serem reduzidos, parâmetros físico-químicos (com impactos diretos para a atividade do consórcio de bactérias Superbac, como pH, OD e ORP) e biológicos. “Esses monitoramentos podem variar de acordo com o projeto e sua frequência é sugerida no protocolo de dosagem que enviamos para cada caso”, explica Baptista.

No caso da indústria de radiadores, a solução da Superbac foi utilizada a cada 20 dias. Para a aplicação do produto foram instalados poços de injeção, os quais ocorreram por gravidade utilizando equipamentos como mangueira, bomba e caixas d´água. O resultado foi a redução da concentração dos contaminantes, abaixo das concentrações exigidas pela legislação. “O terreno foi liberado para uso futuro. Nossas soluções são dimensionadas de acordo com cada caso, enviamos protocolos de dosagem específicos e acompanhamos as atividades de campo", completa.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021